O Recuo das Esquerdas
- outubro 28, 2024
- 0
As razões para diminuição das prefeituras de esquerda no Brasil são várias Entretanto, e ainda que com pouco tempo de mandato (2 anos) o PT, que em tese
As razões para diminuição das prefeituras de esquerda no Brasil são várias Entretanto, e ainda que com pouco tempo de mandato (2 anos) o PT, que em tese
Redação
São Paulo, 28/10/2024
2 Minutos.
Eis o que a IA me respondeu:
Os partidos de centro-esquerda no Brasil enfrentaram um recuo nas últimas eleições municipais de 2024, e há várias razões que contribuíram para isso. Sem dúvidas, divergências internas foram um fator significativo. Por exemplo, as divergências com a atual governadora no Rio Grande do Norte, que resultaram em uma perda de apoio para candidatos de centro-esquerda.
Além disso, estratégias de coligação inadequadas podem ter afetado o desempenho dos partidos de esquerda. A escolha de coligações com partidos de centro ou direita pode ter diluído a identidade e o apoio da base eleitoral de esquerda.
Entretanto, fatores regionais também desempenharam um papel importante. No Nordeste, por exemplo, houve um recuo patente da representatividade do campo progressista nas eleições municipais de 2020, o que pode ter se mantido em 2024.
Contudo, o desempenho dos partidos de centro foi outro fator. Em muitos municípios, partidos de centro conquistaram vitórias significativas, como no Rio Grande do Norte, onde 86 prefeitos de centro foram eleitos.
Por fim, análises partidárias são necessárias para entender melhor o recuo da esquerda. A Articulação de Esquerda, por exemplo, deverá realizar um novo balanço partidário para avaliar as candidaturas e resultados obtidos.
Esses fatores combinados contribuíram para o recuo dos partidos de centro-esquerda nas eleições municipais de 2024.
[N.E.: fake news e ataques maliciosos, utilizados pelo governador de SP, por exemplo, mostra que táticas e estratégias sujas ainda são resquícios de bolsonarismo e trumpismo enraizados.]
Para complementar a IA ofereceu estes links de referência.
Clique, leia cada um deles e tira as suas conclusões.
– revistarosa.com
– SciELO
– Radar Governamental
*Análise do próprio PT aqui. Sobre as vitórias e derrotas de 2020, portanto 4 anos atrás. As lições foram aprendidas?