Onde está a Criatividade?
- junho 22, 2024
- 0
Introduzir nos cursos de Pedagogia cadeiras especiais de tecnologia aplicada, para que saibam traduzir tais conhecimentos e técnicas nos currículos do ensino básico.
Introduzir nos cursos de Pedagogia cadeiras especiais de tecnologia aplicada, para que saibam traduzir tais conhecimentos e técnicas nos currículos do ensino básico.
Anderson Correa
São Paulo, 22/06/2024
1.5 Minuto.
Ficamos na 8a. posição na América Latina, empatados com Peru, Panamá, El Salvador e República Dominicana. Mundialmente, o tombo é ainda maior. Portanto, não se trata de uma novidade, pois nosso ensino é conteudista. Não formamos para a vida, mas para o vestibular e não priorizamos ensino técnico.
No Brasil não há incentivo aos esportes e à cultura, com nossa música Brasileira piorando dia a dia. Os adolescentes ficam presos ao celular e isso tira toda capacidade de reação, inibindo a socialização e claramente o pensamento criativo, coletivo.
Nossas faculdades de pedagogia e licenciaturas não formam professores, mas sim acadêmicos. Muitos nem querem trabalhar na educação básica e preferem engatar no mestrado e doutorado para se tornarem professores universitários.
Para não ficar só no diagnóstico, vou ser positivo e dar um bom exemplo aqui: FUNDHAS – Fundação Hélio Augusto de Souza, uma organização que atende 40.000 crianças de São José dos Campos em condição de vulnerabilidade.
As crianças são atendidas no contra-turno, ou seja, quem estuda de manhã nas escolas públicas vai ser atendido na Fundhas à tarde e vice-versa.
Lá, tem aulas de reforço escolar, socialização, música, esportes e atividades profissionalizantes. A Fundhas tem 13 unidades em São José dos Campos e considero-a a joia da coroa, em termos de apoio à Educação Brasileira.
Sugiro uma visita.
Anderson Correa – Diretor Executivo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Acesse e assista: https://www.youtube.com/watch?v=VaoQET_ryeg&t=4s