Para a Escola Já!
- novembro 18, 2023
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Criança 'é como' uma página em branco. Damos as letras, elas escreverão seus próprios versos...
Criança 'é como' uma página em branco. Damos as letras, elas escreverão seus próprios versos...
Redação
Belo Horizonte – MG, 18 de Novembro de 2023
1,5 Minutos.
A vida é feita de mudanças constantes que, muitas vezes, podem ser desafiadoras para as famílias e alunos. Mudar de casa, a chegada de um novo irmãozinho ou simplesmente o processo natural de amadurecimento e desenvolvimento das crianças são transições que podem gerar ansiedade e incerteza.
Contudo, nos corredores de escolas e em salas de aulas de todo o país, a escola é um farol de apoio, orientação e acolhimento que desempenha papel fundamental na adaptação a essas transformações.
Quando crianças e suas famílias enfrentam mudanças significativas em suas vidas, a escola se torna um ambiente estável e seguro, onde podem buscar apoio e compreensão. Professores, diretores e colegas desempenham papéis cruciais nesse processo de acolhimento.
A pedagoga e psicopedagoga Adiene Fonseca, do Colégio Arnaldo, afirma que “o acolhimento na Educação Infantil é a base para que se construa uma relação saudável e sólida entre a criança, os familiares e a escola, além de representar um elemento essencial para que a rotina pedagógica flua de maneira natural e positiva”
O acolhimento nas escolas não deve se limitar apenas ao aspecto acadêmico; precisa abranger todo o desenvolvimento das crianças. Assim, ao fornecer um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo, as instituições de ensino desempenham um papel crucial no apoio ao processo de adaptação das crianças a mudanças externas e internas em suas vidas.
Cada criança possui um comportamento e é difícil padronizar esse processo. Assim, o acolhimento deve ter um olhar mais específico para cada estudante, de modo a entendê-lo em sua singularidade. Desta forma, para tais propósitos, o Colégio Arnaldo trabalha com uma matriz de habilidades socioemocionais.
“Acolhemos as famílias em suas diversidades e as crianças em suas singularidades, atitudes fundamentais para a efetivação do nosso trabalho”, conta Adiene.
Exemplos de ações de acolhimento são os projetos lúdicos da Educação Infantil realizados na instituição.
Um deles é o “Tenho Monstros na Barriga”, em que a criança aprende a reconhecer os seus sentimentos, a nomeá-los e a agir diante deles. Adiene compartilha sua experiência: “A turminha do 1º período criou o Monstrinho da Coragem e ele fica na sala. Sempre que eles têm medo de algo, colocam no narizinho do Monstrinho uma cartinha sobre esse medo e, logo depois, o Monstrinho responde com uma cartinha na boca, sobre como enfrentá-lo”.
Portanto, sabemos que essa ação do projeto ajudou muitas crianças a compreenderem e superarem o medo em várias situações, como dormirem sozinhas.
Outro é o projeto “Um Mundinho para Todos”, no qual falamos das diferenças e do respeito. As famílias são acolhidas e mantemos uma comunicação constante, através de aplicativos, e-mail, lista de transmissão direta e com a coordenação. Os atendimentos presenciais acontecem sempre que a família solicita ou a escola sente necessidade.
Entretanto, há momentos em que o apoio psicológico torna-se necessário. Com isso, vem a oportunidade de fazer psicoterapia.
Colégio Arnaldo da Congregação do Verbo Divino – 1912