PETs – Você Tem Um ?

Existem muitos tipos de animais de estimação, dos mais comuns aos mais exóticos. Dos pequenos aos grandes. Saber escolher é básico. Bom senso! Tudo depende dos espaços que você vai dedicar a criação deles e os cuidados necessários. Começa, necessariamente, por um bom Veterinário.

Maio de 2024
PATROCINÁVEL

Veterinários: agora é com vocês – este espaço é para vocês. Ocupem.

Vamos começar pelos Cachorros (cães): São conhecidos por sua lealdade e companheirismo. Existem várias raças, tamanhos e temperamentos diferentes. Pense principalmente no espaço de que você dispõe em sua casa. O tamanho da raça que você escolher será fundamental para isso. E em outros cuidados, e carinhos como a alimentação, vacinação, castração, seu tempo disponível para ficar com ele, passear ao ar livre, brincar, treina-lo, conversar etc… Ou seja, pense bastante antes em você.

Em seguida, passemos aos Gatos: Eles são independentes e adoram se acariciar. Não espere deles as mesmas reações de uma pet canino. São espécies diferentes. Do mesmo modo que os cães, eles também têm personalidades variadas e podem ser muito carinhosos. Às vezes, até cobram nossa atenção.

E agora os Peixes: Talvez o mais calmo e silencioso animal para se ter em casa, se isso estiver de acordo com sua realidade. Apesar disso, são ativos dentro de seu espaço limitado. São ótimos e vêm em uma variedade de cores e tamanhos. Alguns exemplos populares incluem peixes-dourados e betas. Eles podem te ajudar a compor um ambiente bem relaxante e artístico em sua casa, um cantinho mais natural. Com água, plantas e pedras seu aquário reproduzirá um pedacinho da natureza. Contudo, para se ter estes bichinhos adoráveis exigem-se certos cuidados com a água, temperatura, oxigenação, limpeza e alimentação.

Ah, os Pássaros: Canários, periquitos, papagaios e calopsitas são algumas das aves de estimação mais comuns. Eles podem ser canoros ou podem ser treinados para falar (não conversar, embora isso seja discutível), pular e fazer certos malabarismos engraçados. São ótimos para quem gosta de observar aves. Podem ficar em gaiolas ou poleiros. O básico, água limpa, comida adequada, e banhos de sol na parte da manhã garantem sua saúde e longevidade. Além dos arranjos para proteção contra gatos. Uma certa vigilância, claro!

EXÓTICOS – quando o risco é todo seu
Hamsters e gerbostambém são muito populares. As crianças adoram. Não são como os cães que brincam, mas são pequenos e fáceis de cuidar. Além disso, não ocupam muito espaço. Eles adoram correr em rodas e túneis. É bom ter uma gaiola espaçosa, com a comidinha deles e água limpa e fresca sempre. Lembre-se sempre de limpar seus restos para manter a saúde a higiene deles.

Coelhos: São fofos e sociáveis. Eles precisam de espaço para se exercitar e adoram cenouras e alguns outros vegetais, os quais podem roer e gastar seus dentes! Ah, eles podem também roer outras coisas da casa e talvez isso te deixe irritado. Mas, tudo depende de como você vai cuidar e do espaço reservado para ele.

Répteis: Lagartos, tartarugas e cobras também são mantidos como animais de estimação. Eles requerem cuidados específicos, como alimentação, temperatura e iluminação adequadas. Como os peixes precisam de lugares seguros – aquários – viveiros especiais. São exóticos e nem todos se sentem a vontade com eles. Bom senso é sempre louvável de se ter. Mesmo porque algumas espécies são monitoradas pelos órgãos federais competentes. Você não vai querer se meter em encrencas, vai?

Furões: São brincalhões e curiosos. Eles são semelhantes a pequenas doninhas. São animais selvagens, e por isso mesmo podem apresentar certos comportamentos pouco convencionais e inesperados. Seja prudente ao escolher um deste animais incríveis.

Porquinhos-da-índia e chinchilas: São roedores fofos que gostam de ser acariciados e precisam de uma gaiola espaçosa, com alguns brinquedos para se manterem em movimento e saudáveis. Chinchilas têm pelo espesso, são animais do frio, por isso durante o verão fique de olhos abertos para possíveis mudanças de comportamento.

Tem os grandes

Um comentário sobre “PETs – Você Tem Um ?”

    • Olá. Não sou Vet, mas tenho uma sobrinha na Inglaterra (Warwick Upon Avon), há umas duas horas de Londres. Ele se formou pela UNESP em Botucatu e se especializou em Oncologia. Trabalha na Inglaterra já há mais de 8 anos. Em suas comunicações diz que começou como enfermeira base, mas resolvia problemas que o Vet dono da clínica e a outra Vet local não sabiam como. Não conseguia avançar na profissão por conta de burocracia universitária de lá. Exigência de formação, grade curricular etc. Aí fez um curso em Portugal para conseguir licença de atuação na Europa, cumpriu as disciplinas todas em suas devidas cargas horárias (ia uma vez por mês, ficava uns dois ou três dias no Porto) e após concluir o período, com todas as notas boas, tornou-se a chefe da clínica. Ah, ela tem 2 filhos.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *