17/05/2025
Destaques FÓRUM Educação Professore(a)s

Psicopedagogia e novas Ferramentas

  • abril 3, 2025
  • 0

Nem tão novas assim, mas cada vez mais no gosto dos professsores, elas ajudam bastante no ensino dos alunos.

Psicopedagogia e novas Ferramentas

Elas são grandes aliadas na formação dos professores. Estes profissionais são agentes de transformação, capazes de reinventar a prática pedagógica e ajudar alunos nos desafios tanto acadêmicos como da vida cotidiana.

Redação

A qualificação dos educadores, assim como a educação no Brasil, têm passado por um momento de significativas transformações impulsionadas pela necessidade de atender às demandas da sociedade contemporânea.

A busca por um aprimoramento profissional reflete o compromisso do corpo docente em promover um aprendizado que ajude as futuras gerações a construir um futuro promissor. “Professores são agentes de transformação, capazes de reinventar a prática pedagógica e ajudar alunos nos desafios tanto acadêmicos como da vida cotidiana”, afirma a psicopedagoga e escritora Paula Furtado.

Paula ressalta que o trabalho dos orientadores deve ser direcionado em novas metodologias, inclusão e plataformas educacionais. “A integração de ferramentas e recursos tecnológicos são essenciais para que os professores utilizem as tecnologias digitais de forma eficaz e significativa no processo de ensino-aprendizagem.

Plataformas como o Google Classroom funcionam como uma sala de aula virtual, já que permite gerenciar atividades, avaliações e conteúdos. O Canva auxilia na criação de materiais didáticos atrativos e personalizados. E aplicativos de organização e colaboração, como o Notion, ajudam na elaboração de planos de aula e na comunicação entre educadores e alunos”, orienta a profissional.

Reforço

Em uma jornada pelo desenvolvimento interdisciplinar mais completo e humanizado, a Psicopedagogia desempenha um papel fundamental na formação dos profissionais. Capacita-os na promoção da autonomia e o desenvolvimento integral dos aprendizes. Paula explica: “Ao compreender os processos de aprendizagem e as dificuldades que podem surgir, os professores são orientados a adotar estratégias que incentivem a independência intelectual e emocional dos estudantes.

Isso inclui a criação de ambientes que valorizam a curiosidade, o pensamento crítico e a resolução de problemas, permitindo que os mesmos se tornem agentes ativos em seu próprio processo educativo.”

Outra sugestão de qualificação que Paula recomenda são as dinâmicas psicopedagógicas que, dentre tantos pontos positivos, permitem que os educadores saiam da zona de conforto com novas formas de ensino e experimentações. Na prática, aquilo que poderão aplicar aos seus alunos, os ajudando a se colocar no lugar do aprendiz.

Técnicas e práticas pedagógicas

“Uma grande vantagem das dinâmicas é que elas promovem o autoconhecimento e o trabalho em equipe, aspectos essenciais para qualquer professor. Pois, quando ele participa de atividades que exigem colaboração, criatividade ou resolução de problemas, ele desenvolve essas competências.Portanto, também aprende a valorizar sua importância no processo de ensino-aprendizagem”, reforça.

Como também é especialista em contação de histórias e arteterapia, Paula acrescenta que costuma utilizar dinâmicas baseadas em narrativas e jogos colaborativos durante formações de educadores. “Atividades como criar histórias coletivas, encenar situações do cotidiano escolar ou resolver desafios em grupo são excelentes formas de fortalecer a empatia e estimular o uso de metodologias ativas na sala de aula”, conclui.

Paula Furtado – Pedagoga, formada pela (PUC-SP), com especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Especial, Arte de Contar Histórias e Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e Leitura e Escrita, também pela PUC-SP.

Compartilhe:
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários