Quase Mil aulas no Futura
- março 1, 2021
- 0
novo conteúdo se soma às 638 videoaulas voltadas às disciplinas do Ensino Fundamental 2 já disponibilizadas - foram mais de 5,8 milhões de visualizações das aulas no YouTube
novo conteúdo se soma às 638 videoaulas voltadas às disciplinas do Ensino Fundamental 2 já disponibilizadas - foram mais de 5,8 milhões de visualizações das aulas no YouTube
Quase mil aulas no Futura – Online e inéditas elas reforçam o apoio a estudantes do Ensino Médio a partir do dia 1º de março, na internet e pelo canal Futura na TV.
Redação
São Paulo, 01/03 de 2021.
2 Minutos
Conteúdo faz parte das iniciativas da Fundação Roberto Marinho voltadas para estudantes em ensino híbrido. Ações incluem também apoio a professora(e)s, como acesso gratuito a conteúdos de aula customizáveis e cursos de formação.
Quase mil aulas inéditas de todas as disciplinas de Ensino Médio estarão disponíveis gratuitamente, a partir do próximo dia 1º, no YouTube e na tela do Canal Futura – na TV, o conteúdo vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h. As videoaulas reforçam as iniciativas da Fundação Roberto Marinho no apoio aos estudantes em ensino híbrido, às famílias e a(o)s professora(e)s durante a pandemia.
Em um ano em que o ENEM teve índice recorde de abstenções (55,3% dos candidatos) e as redes de ensino implementam estratégias de ensino híbrido, a série de 911 videoaulas vai oferecer aos estudantes conteúdos alinhados à BNCC, com apresentação de 22 professora(e)s de todas as regiões do país, com experiência em linguagem audiovisual, num mosaico de sotaques e estilos.
O novo conteúdo se soma às 638 videoaulas voltadas às disciplinas do Ensino Fundamental 2 já disponibilizadas – foram mais de 5,8 milhões de visualizações das aulas no YouTube do Futura em 2020 – totalizando mais de 1.500 videoaulas com conteúdo didático para crianças e jovens.
“O lançamento faz parte de um conjunto de esforços da Fundação Roberto Marinho para disponibilizar soluções educacionais que apoiem os estudantes e a(o)s professora(e)s, especialmente no cenário da pandemia, que agravou os desafios da Educação no país, com aumento da desigualdade educacional, defasagem de aprendizagem, baixa conectividade, entre outras questões”, analisa o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.
A estratégia de atuação da Fundação se divide em seis frentes, com conteúdos e serviços educacionais gratuitos em suas plataformas e uma rede de cooperação que inclui educadora(e)s, secretarias de Educação e instituições do Terceiro Setor. Veja as outras iniciativas:
1. Distribuição de conteúdo em apoio ao ensino remoto
. Faixas de programação especial #EstudeEmCasa, no Canal Futura e em TVs educativas de todo o país. Foram mais de 400 horas de conteúdo licenciadas para instituições parceiras.
. Faixa de programação Vamos Aprender, com conteúdo educativo segmentado por ciclos de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A iniciativa, parceria entre CONSED, UNDIME e instituições da área de Educação, cede conteúdo para mais de 50 secretarias estaduais e municipais de Educação como apoio ao ensino remoto.
. Soluções da FRM disponíveis na plataforma Aprendendo Sempre, iniciativa com 20 instituições, que mapeia ferramentas gratuitas para professora(e)s, gestor(a)es e famílias
2. Criação e implementação de serviços educacionais
. Entre março e dezembro de 2020, mais de 4.300 aluna(o)s foram atendidos por mês em aulas online gratuitas, preparadas por professora(e)s da Escola da Fundação Roberto Marinho, no projeto Classes Abertas.
. Mais de 900 aulas para download de professora(e)s – Parceria da Fundação com o Google for Education disponibiliza, para professora(e)s, parte do acervo pedagógico da Fundação. São mais de 900 aulas de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, divididas por disciplinas, que podem ser baixadas gratuitamente e utilizadas pela(o)s professora(e)s em suas aulas no Google Classroom.
. Guia de Produção Audiovisual para educadora(e)s, auxiliando na utilização da tecnologia como recurso pedagógico.
. Cursos Online para formação de professor(ae)s, que já atendeu mais de 1.600 participantes, com temas como Educação, Cidadania, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia.
. Game educativo CDF (Clube Desafio Futura) com conteúdo customizável: a(o)s professora(e)s podem criar ambientes no aplicativo, juntamente com a(o)s estudantes, trabalhando o conteúdo com técnicas da gameficação. O app é gratuito.
. Podcasts: serviços educacionais via streaming sobre educação, empreendedorismo, juventudes e inovação, nas séries Chão de Escola, Negócio que eu Quero, PodTech, Ela Faz Assim e Qual vai ser?
4. Apoio no retorno às aulas presenciais
. Matrizes Curriculares para aceleração da aprendizagem no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a partir da BNCC, com download gratuito: As matrizes trazem um conjunto de habilidades a serem desenvolvidas pela(o)s estudantes, os objetivos de aprendizagem a cada etapa escolar e sugestões de práticas para a(o)s educadora(e)s, com foco na aceleração escolar e Educação de Jovens e Adultos
. Formação de professora(e)s e técnicos educacionais com foco em avaliação, gestão pedagógica e práticas de ensino e aprendizagem para o “volta às aulas”
5. Apoio às famílias no isolamento social
. QR Codes na tela do Futura: curadoria interativa leva conteúdo educacional complementar.
. Projeto Telas Abertas: Implementado em 2020, levou comunicação instantânea via celular (Whatsapp) com informações sobre pandemia, estudos e rotina doméstica. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Votorantim.
6. Produção de evidências para subsidiar políticas públicas e projetos sociais
. Plataforma Juventudes, Educação e Trabalho reúne e analisa dados sobre essas três áreas, segmentados por estados e por municípios, possibilitando um amplo diagnóstico dos desafios do país. Acesso gratuito. (https://www.pjet.frm.org.br)
. Pesquisas como “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”; “Consequências da violação do direito à educação” e “Juventudes, Educação e Projeto de Vida” traçam panorama da Educação no país