‘Racismo Recreativo’ Publicado na França
- junho 16, 2021
- 0
O viés racista da Justiça brasileira quando sentencia que produções culturais, como programas humorísticos, que reproduzem estereótipos raciais, não são discriminatórios?
O viés racista da Justiça brasileira quando sentencia que produções culturais, como programas humorísticos, que reproduzem estereótipos raciais, não são discriminatórios?
Estudo de professor do Mackenzie aprofunda a relação entre racismo e humor, vira livro e já foi lançado.
Redação
São Paulo, 16/06 de 2021.
1 Minuto
O livro Racismo Recreativo, do professor Adilson José Moreira, da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi lançado na França, pela editora Anacaona.
A obra tem sua versão nacional como parte da coleção Feminismos Plurais, da Editora Jandaíra. O estudo apresenta, pela primeira vez, um aprofundamento na relação entre racismo e humor. Inédita, a abordagem ‘Racismo Recreativo’ Publicado na França promete causar polêmicas.
Seguindo um ponto de vista jurídico, o professor Moreira, doutor em Direito Constitucional e especialista em direitos humanos, esmiúça os conceitos de racismo e injúria racial, explicitando o viés racista da Justiça brasileira quando sentencia que produções culturais, como programas humorísticos, que reproduzem estereótipos raciais, não são discriminatórias por promoverem a descontração das pessoas.
Apesar do termo recreativo, o livro induz a polêmicas saudáveis, por oferecer à razão elementos capazes de discriminar os nuances contidos nas piadas, “brincadeiras” e chistes contra o diferente seja pela cor da pele, pelo local de nascimento, pelo modo de falar. Geralmente associada a questão da pele preta, o racismo no Brasil não encontra dificuldades em pré-julgar e ampliar os distanciamentos sociais a partir do que também já se convencionou preconceitos de linguagem contra nordestinos, ‘caipiras’, analfabetos.
Com base nestas e noutras análises, cujo ponto de partida é o Direito e suas especificações formais: naturais, humanos, civis e sociais, das minorias, penal entre outros, além de evocar a ética e a Filosofia, que adentra o animus da sociologia, o professor Moreira, traz no seu livro a oportunidade de uma reflexão mais aprofundada da condição da sociedade brasileira, que a partir das elites tradicionais, repete uma das piores psicopatologias de alcance social no país.
Para adquirir a obra em português, acesse https://polenlivros.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/racismo-recreativo/
Para adquirir a obra em francês, acesse https://www.anacaona.fr/boutique/le-racisme-recreatif-humour-racisme-minorites/
A Universidade Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina,
segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings.