Razão e Democracia
- setembro 14, 2023
- 0
Não se deixem enganar! Assim como não há capitalismo humanitário, não existe socialismo igualitário. Mas, podemos construir, pela via do Socialismo um mundo bem melhor! Esteja certo disso!
Não se deixem enganar! Assim como não há capitalismo humanitário, não existe socialismo igualitário. Mas, podemos construir, pela via do Socialismo um mundo bem melhor! Esteja certo disso!
Redação
São Paulo, 14/09/2023.
2 Minutos
Comece assim: O que é Democracia? E Aristocracia? Monarquia? Presidencialismo? Parlamentarismo? O que é Capitalismo? Socialismo? Comunismo? O que as Ciências Humanas dizem sobre os três sistemas econômicos? E, independentemente disso, ou a partir disso, procure dizer para você mesmo o que é a Vida? E como você se encaixa nesta situação?
Muito se debate sobre o futuro da Democracia nestes últimos tempos. Com a guerra na Ucrânia, e o acirramento das tensões na Europa, entre os EUA a Rússia e a China, o clima de beligerância se amplia para um contexto mais global, atraindo para o centro das contendas países que nada ou muito pouco tem a ver com as arengas entre as poderosas economias do planeta.
Ao mesmo tempo, ou bem dito, bem antes já se articulavam forças de direita conservadora de caráter extremista e
repercutiam na América do Sul, África, Oriente Médio e o Leste europeu, grupos organizados alinhados ao capital mundial , com projetos claros e bem definidos. Fascismo e nazismo não mudaram em essência, mas travestiram-se com novas roupagens e se orientam atualmente por exercícios midiáticos de forte tendência excludente e centralizadora. Seu lema parece ser: “Predadores do Mundo uni-vos!”
Os investimentos em ataques, em fake news e alarmes ‘descabelados’, com apelo da força física, da violência, de pequenas e constantes explosões em locais pré-definidos tem um fundamento estratégico: provocar o caos, o medo e dividir forças sociais e instituições, espalhando a lógica militarista por trás de nomes curiosos como VUCA, BANI e outros anagramas para determinar cenários de selva e irracionalidade.
A intenção é criar “falsos focos” de importância nas lutas contra a desigualdade, o ódio, o racismo etc… Clima de luta e fúria contra alvos menores, sem contudo, esquecer que dentro de cada contexto explicito reside o germe das contradições. Enfim, babel e perda de tempo e recursos.
Não por acaso concentram slogans em torno de família, pátria, deus, corrupção e certa moralidade deformada em si mesma, ao criticarem opções sexuais ou as lutas de minorias por justiça social e direitos, ao mesmo tempo em que cometem assassinatos.
https://www.opensocietyfoundations.org/focus/open-society-barometer – Neste relatório baixe mais informações da pesquisa sobre governança democrática, clima, equidade, justiça e muito mais, e explore os insights dos dados.
Portanto, está claro que tirar as conclusões pessoais é uma atitude honesta, ainda que para chegar a elas seja preciso e necessário ler, entender e observar o cotidiano. Fazer apanhados e comparações das informações que circulam paralelamente. Conversar, dialogar fora da bolha. Cuidar para não cair no golpe das fakes news e notícias fáceis e falsas, daquelas que pretendem apenas bagunçar “o coreto”!
A defesa da Democracia é um exercício político pela Liberdade. Por mais que os extremistas tentem colocá-la à prova e em oposição ao subterfúgio da falsa escolha contida no binômio: violência-segurança.