Saber Envelhecer
- junho 22, 2022
- 0
Uma série de políticas públicas e sociais que garantam o respeito e a dignidade da pessoa humana, em todas as fases de sua vida, mas principalmente após ter
Uma série de políticas públicas e sociais que garantam o respeito e a dignidade da pessoa humana, em todas as fases de sua vida, mas principalmente após ter
Saber envelhecer é uma arte que se aprende no processo da maturação da vida. Esse processo é edificado como arte, que exige muita paciência e treino, que pode levar uma vida inteira. O envelhecimento é, acima de tudo, uma devida apropriação de vida, como criatividade e sabedoria.
Caldas Novas – Goiás, 22/06/2022
1 Minuto.
A pessoa humana não é um projeto acabado, mas uma promessa a ser realizada. Tampouco é a extensão daquilo que ela realiza. A pessoa humana possui seu valor, não tem preço. A dignidade humana não tem idade, mas somente qualidade. Daí nasce a dignidade e a afetividade humanas que são o espaço da instância ética que indica que somos um projeto inacabado sempre em busca de nossa realização.
Assim, o envelhecimento nunca deveria ser um peso para a sociedade.
É um direito humano envelhecer com dignidade, liberdade e respeito. A sociedade que fecha espaço para os velhos/as fere a dignidade humana. A qualidade de vida deve ser o itinerário de toda uma existência, que deve passar pelo cuidado com os velho(a)s.
Isso se fundamenta na espiritualidade e no cuidado com eles/as. A experiência acumulada pelos velho(a)s é a base cultural-espiritual que deve ser reposta como o ingrediente fecundo para as futuras gerações.
O valor máximo do envelhecimento saudável está na base da sociedade que se pensa humana. É nessa dinâmica que se mantém a espiritualidade da arte de envelhecer.
Mas, para isso ser pleno, é preciso aprender com a experiência dos velho(a)s, para tornarmos sábios e bondosos, para aprendermos envelhecer.
José André da Costa – Profº IES: FACULDADES INTEGRADAS DA AMÉRICA DO SUL – INTEGRA. Caldas Novas GO.
[N.E.: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/5837 – É possível analisar o envelhecimento a partir do processo biológico natural do corpo humano e de todas as coisas, até chegar às considerações das razões de cunho filosófico – psicológico (filosofia formal) vivencial, em diversos “motores” do conhecimento, ferramental básico, necessário e suficiente para galgar e atingir um estágio da sabedoria.]