Seis Pioneiras
- março 7, 2024
- 0
"Temos a responsabilidade de trazer visibilidade ao tema para buscar mais equilíbrio de gênero."
PATROCINADO
Redação
São Paulo, 07/03/2024
1 Minuto.
Enquanto 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, será marcado apenas pela entrega de rosas e bombons na maioria das empresas brasileiras, no escritório do VLK Advogados, em São Paulo, acontecerá um debate com propósito inspiracional. O escritório, composto por oito mulheres e cinco homens, pesquisou sobre importantes profissionais que se destacaram, historicamente, nas áreas do Direito, da Tecnologia e da Inovação. Estes são os três pilares de trabalho do escritório.
“Criamos um material, em visual law, retratando a vida e a obra de mulheres incríveis, mas quase esquecidas pela História”, comenta Gisele Karassawa, comenta a CEO. O material pode ser baixado livremente clicando aqui neste link
Janaína Dutra e Esperança Garcia (Direito), Ada Lovelace e Reshma Saujani (Tecnologia) e Margareth Hagan e Luzia Rennó Moreira, a Sinhá Moreira (Inovação), serão destaque junto aos profissionais advogados e nas redes sociais do escritório. Desta forma, todos os seguidores da banca conhecerão os feitos e as histórias dessas mulheres incríveis.
“Temos a consciência de que atuamos em segmentos nos quais ainda existem poucas mulheres e é um desafio encontrá-las em cargos de liderança. Se, por um lado, nos sentimos privilegiadas, de outro, temos a responsabilidade de trazer visibilidade ao tema para buscar mais equilíbrio de gênero. Por isso, é tão importante conhecer e valorizar a história dessas seis precursoras, que nos abriram caminho”, enfatiza a CEO.
Há uma clareza muito grande dos sócios de que o escritório é feito por pessoas e para pessoas. Assim, essa iniciativa visa não somente homenagear as mulheres que obtiveram sucesso nas áreas do Direito, Tecnologia e Inovação. Deve servir como uma pauta positiva e de inspiração sobre a força feminina . Motivar ações dentro do escritório mas fora dele também, visando provocar reflexões no mercado e na sociedade como um todo.
Rony Vainzof e Caio Lima, sócios de Gisele Karassawa no VLK Advogados, orgulham-se da banca predominantemente feminina que está se formando no escritório. Fundado há oito meses eles incentivam a contratação de mais mulheres. “Recebemos currículos incríveis e conhecemos, cada vez mais, profissionais capacitadas para atuar em um escritório-butique como o nosso. Atendemos uma demanda por pareceres jurídicos com elevada especialização, excelência e alta complexidade”, explica Lima.
Conforme dados publicados no estudo “Como está a diversidade de gênero nos escritórios de advocacia no Brasil”, realizado pela Women in Law Mentoring Brazil, apenas 34,9% das mulheres tornam-se sócias dos escritórios de advocacia – mesmo sendo elas 57% de todos os advogados contratados.
Além disso, há desigualdade na remuneração das mulheres advogadas. O mesmo estudo apontou que dentre os 10% mais bem remunerados dentre todos os advogados, apenas 16% eram mulheres.
VLK – Direito, Tecnologia e Inovação – Escritório especializado em Direito Digital
Ideia do infográfico é levantar um debate sobre o desequilíbrio histórico de mulheres nas áreas foco de atuação do escritório. Imagem da primeira lâmina do infográfico que está à disposição para download aqui