17/05/2025
Nacional Professore(a)s

Tecnologia Educacional no Infantil?

  • fevereiro 23, 2021
  • 0

"As ferramentas digitais são recursos essenciais para aprimorar e alcançar o processo de ensino e aprendizagem dessa nova geração. Tão importantes, que estão preconizados nas competências da Base

Tecnologia Educacional no Infantil?

Big Brain, principal parceira da Microsoft na América Latina, desenvolve ferramentas de tecnologia educacional no infantil para capacitar professora(e)s .

Redação

São Paulo, 23/02 de 2021.

1 Minuto

Como utilizar a tecnologia para educar crianças de zero a cinco anos de idade? Ainda mais neste período de desenvolvimento, em que a maioria dos pais evitam utilizar equipamentos tecnológicos durante o ensino infantil? Na verdade, as crianças dos dias atuais estão inseridas em um grupo denominado de nativos digitais, desconhecem um mundo sem internet, e desde os primeiros movimentos coordenados, que demonstram a mínima coordenação motora, já começam a ter contato com algum equipamento digital.

Big Brain , principal parceira da Microsoft na América Latina, desenvolve diversas soluções de tecnologia educacional, inclusive para o ensino infantil. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as matrículas na educação infantil cresceram 12,6% entre 2015 a 2019. Esse aumento evidencia a importância de olhar e estruturar cada vez mais a educação infantil.

A gerente pedagógica da Big Brain, ressalta que deve ser observado o comportamento e aprendizado que está sendo provocado, como os estímulos que rodeiam a criança. Essa fase do desenvolvimento, de 0 a 5 anos, terá impacto durante toda a vida. Na idade de 0 a 3 anos, as crianças passam pelo desenvolvimento sensorial e motor, aprendem a consciência do próprio corpo, percebem o mundo em sua volta, como cores, formas e cheiros, desenvolvem reflexos, parte de coordenação motora, senso de organização e inteligência prática, boa parte da estrutura cerebral se forma na primeira infância.

Fases da infância – para cada uma série de atributos

A partir dos 3 até os 6 anos, as crianças alcançam o desenvolvimento pré-operatório e aprimoram a linguagem, a intuição, a colaboração, socialização, questionam (fase dos porquês) e amplificam a coordenação. É a fase mais importante do desenvolvimento humano. Sendo essencial que pais, professora(e)s e os participantes ativos na vida da criança sejam efetivos e conscientes das responsabilidades quanto ao desenvolvimento emocional, intelectual e cognitivo.

Todo apoio é necessário nesta fase da fida – Toda a infância é sagrada. Toda a vida é... (FOTO: Unsplash)

Mais importante que a escolha da ferramenta para uma aula online é a estratégia de ensino com intencionalidade e significado para o mundo da criança.

Algumas ferramentas, dispõem de recursos que auxiliam os professora(e)s na produção de aulas criativas e dinâmicas para educação infantil, dentre essas o Paint e PowerPoint com aplicativos em versões 3D, WhiteBoard, FlipGrid, vídeos prontos ou produzidos pelos próprios professora(e)s.

Aplicações que permitem o desenvolvimento de estratégias que trabalham a coordenação motora, teatro virtual, storytelling, gamificação, tais como caça palavras, associações de letras, sons e objetos, percepção de formas e cores.

“As ferramentas digitais são recursos essenciais para aprimorar e alcançar o processo de ensino e aprendizagem dessa nova geração. Tão importantes, que estão preconizados nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, afirma a gerente pedagógica.

Desafios e recursos possíveis e utilizáveis

Até para a fase de 0 a 2 anos de idade existem recursos digitais que podem ser utilizados pela(o)s professora(e)s para contribuir significativamente com o desenvolvimento desta fase, tais como, hiperlink no PowerPoint, criado adequadamente para a faixa etária, onde a criança ao clicar em determinada figura (imagens, letras e cores) produz o áudio da figura representada. No OneNote podem ser criados estímulos com figuras, histórias, vídeos e recursos de leitura avançada.

Vale ressaltar que a capacitação da professora(e) em ferramentas digitais como recursos didáticos é muito importante, dominando a ferramenta flui melhor a criatividade, criações de brinquedos paradidáticos, atividades lúdicas, dinâmicas, brincadeiras intencionais e estratégias diversas integrando tecnologia.

BRINCAR É FUNDAMENTAL – No ensino infantil, conquistar a atenção da criança é um desafio constante, principalmente no formato online. A especialista orienta que um ponto de atenção é observar os estudos que estabelecem o tempo médio de concentração de cada criança por idade, dessa forma a(o) professora(o)r poderá planejar as atividades das aulas promovendo ações de ludicidade e encantamento, considerando o tempo que a faixa etária consegue manter a atenção focada.

Planejar aulas para educação infantil pressupõe pesquisa, criatividade, ideação, foco, diversão e diversidade estratégica. Para tal, as ferramentas digitais se tornam instrumentos importantíssimos para alcançar os objetivos traçados.

Compartilhe: