"As ferramentas digitais são recursos essenciais para aprimorar e alcançar o processo de ensino e aprendizagem dessa nova geração. Tão importantes, que estão preconizados nas competências da Base
Big Brain, principal parceira da Microsoft na América Latina, desenvolve ferramentas de tecnologia educacional no infantil para capacitar professora(e)s .
Redação
São Paulo, 23/02 de 2021.
1 Minuto
Como utilizar a tecnologia para educar crianças de zero a cinco anos de idade? Ainda mais neste período de desenvolvimento, em que a maioria dos pais evitam utilizar equipamentos tecnológicos durante o ensino infantil? Na verdade, as crianças dos dias atuais estão inseridas em um grupo denominado de nativos digitais, desconhecem um mundo sem internet, e desde os primeiros movimentos coordenados, que demonstram a mínima coordenação motora, já começam a ter contato com algum equipamento digital.
A Big Brain , principal parceira da Microsoft na América Latina, desenvolve diversas soluções de tecnologia educacional, inclusive para o ensino infantil. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as matrículas na educação infantil cresceram 12,6% entre 2015 a 2019. Esse aumento evidencia a importância de olhar e estruturar cada vez mais a educação infantil.
A gerente pedagógica da Big Brain, ressalta que deve ser observado o comportamento e aprendizado que está sendo provocado, como os estímulos que rodeiam a criança. Essa fase do desenvolvimento, de 0 a 5 anos, terá impacto durante toda a vida. Na idade de 0 a 3 anos, as crianças passam pelo desenvolvimento sensorial e motor, aprendem a consciência do próprio corpo, percebem o mundo em sua volta, como cores, formas e cheiros, desenvolvem reflexos, parte de coordenação motora, senso de organização e inteligência prática, boa parte da estrutura cerebral se forma na primeira infância.
Fases da infância –para cada uma série de atributos
A partir dos 3 até os 6 anos, as crianças alcançam o desenvolvimento pré-operatório e aprimoram a linguagem, a intuição, a colaboração, socialização, questionam (fase dos porquês) e amplificam a coordenação. É a fase mais importante do desenvolvimento humano. Sendo essencial que pais, professora(e)s e os participantes ativos na vida da criança sejam efetivos e conscientes das responsabilidades quanto ao desenvolvimento emocional, intelectual e cognitivo.
Todo apoio é necessário nesta fase da fida – Toda a infância é sagrada. Toda a vida é... (FOTO: Unsplash)
Mais importante que a escolha da ferramenta para uma aula online é a estratégia de ensino com intencionalidade e significado para o mundo da criança.
Algumas ferramentas, dispõem de recursos que auxiliam os professora(e)s na produção de aulas criativas e dinâmicas para educação infantil, dentre essas o Paint e PowerPoint com aplicativos em versões 3D, WhiteBoard, FlipGrid, vídeos prontos ou produzidos pelos próprios professora(e)s.
Aplicações que permitem o desenvolvimento de estratégias que trabalham a coordenação motora, teatro virtual, storytelling, gamificação, tais como caça palavras, associações de letras, sons e objetos, percepção de formas e cores.
“As ferramentas digitais são recursos essenciais para aprimorar e alcançar o processo de ensino e aprendizagem dessa nova geração. Tão importantes, que estão preconizados nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, afirma a gerente pedagógica.
Desafios e recursos possíveis e utilizáveis
Até para a fase de 0 a 2 anos de idade existem recursos digitais que podem ser utilizados pela(o)s professora(e)s para contribuir significativamente com o desenvolvimento desta fase, tais como, hiperlink no PowerPoint, criado adequadamente para a faixa etária, onde a criança ao clicar em determinada figura (imagens, letras e cores) produz o áudio da figura representada. No OneNote podem ser criados estímulos com figuras, histórias, vídeos e recursos de leitura avançada.
Vale ressaltar que a capacitação da professora(e) em ferramentas digitais como recursos didáticos é muito importante, dominando a ferramenta flui melhor a criatividade, criações de brinquedos paradidáticos, atividades lúdicas, dinâmicas, brincadeiras intencionais e estratégias diversas integrando tecnologia.
BRINCAR É FUNDAMENTAL – No ensino infantil, conquistar a atenção da criança é um desafio constante, principalmente no formato online. A especialista orienta que um ponto de atenção é observar os estudos que estabelecem o tempo médio de concentração de cada criança por idade, dessa forma a(o) professora(o)r poderá planejar as atividades das aulas promovendo ações de ludicidade e encantamento, considerando o tempo que a faixa etária consegue manter a atenção focada.
Planejar aulas para educação infantil pressupõe pesquisa, criatividade, ideação, foco, diversão e diversidade estratégica. Para tal, as ferramentas digitais se tornam instrumentos importantíssimos para alcançar os objetivos traçados.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.