USP e 60Mais
- setembro 18, 2023
- 0
Uma vida ativa é mais saudável e deve ser a regra para todas as idades. Apesar de todas as limitações da colônia e seus preconceitos.
Uma vida ativa é mais saudável e deve ser a regra para todas as idades. Apesar de todas as limitações da colônia e seus preconceitos.
Redação
São Paulo, 18/09/2023
1,6 Minutos.
A iniciativa do Programa USP 60+ tem o objetivo de ampliar a discussão sobre os desafios do envelhecimento populacional e dar mais visibilidade ao tema. O evento será realizado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no campus Butantã da USP. A participação é gratuita, a partir de inscrições online (abaixo).
O simpósio vai debater o envelhecimento ativo, as relações geracionais, a inclusão digital, a deficiência e o preconceito. A intenção é valorizar as pessoas acima dos 60 anos e propor soluções para uma melhor qualidade de vida, lema do programa USP 60+.
Em 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou como a década do envelhecimento saudável o período de 2021 a 2031. O médico Egidio Lima Dórea, coordenador do programa USP e 60Mais e do projeto Envelhecimento Ativo, ressalta a “necessidade de adoção de políticas e ações governamentais e não governamentais para a promoção do envelhecimento saudável”.
O evento foi dividido em quatro blocos temáticos, com palestras curtas e debates realizados nos períodos da manhã e da tarde. É necessário fazer a inscrição para cada um dos dois períodos.
Na parte da manhã o público poderá acompanhar discussões sobre as importâncias “das relações geracionais e da inclusão digital”.
No período da tarde as discussões versam sobre “envelhecer com deficiência, o preconceito contra a idade e as minorias”.
Para Dórea, debater essas questões abrem possibilidades de mudanças: “São temas que conscientizam e desconstroem o preconceito etário, o idadismo, o que destaca a relevância e atualidade do simpósio”.
O médico ressalta que “somente o debate e o questionamento poderão fazer com que a conscientização e mudanças significativas ocorram”.
O projeto USP Rumo ao Envelhecimento Ativo é uma ação coordenada pelo Hospital Universitário (HU) da USP em parceria com o programa USP 60+, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.