17/05/2025
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Valores na Educação

  • novembro 19, 2024
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O valor da alfabetização e do psicopedagogo na educação. Métodos que potencializem a qualidade dos alunos e das escolas contribuem

Valores na Educação
O valor da alfabetização e do psicopedagogo na educação. Métodos que potencializem a qualidade dos alunos e das escolas contribuem na formação de cidadãos conscientes de seus deveres.
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Natalie Schonwald

A alfabetização é o processo de iniciar a leitura e a escrita por meio da decodificação das primeiras letras, sílabas, palavras e frases. Porém, o letramento refere-se à aplicação desse conhecimento nos contextos sociais. Os dois processos são muito importantes. Este é o primeiro passo da evolução escolar para que os estudantes possam adquirir conhecimento. Portanto, construir habilidades de comunicação e expressão e ter uma formação de qualidade para se tornarem cidadãos críticos e éticos. No Brasil, a importância do ensino e da aprendizagem é lembrada no mês de novembro por meio de duas datas: Dia do Psicopedagogo (12/11) e Dia Nacional da Alfabetização (14/11).

A psicóloga e pedagoga Natalie Schonwald está sempre envolvida em temas de diversidade, embora sua atuação não a envolva diretamente em sala de aula. Entretanto, ela se dedica à pesquisa e à difusão de estratégias que apoiam educadores, famílias e profissionais de diversas áreas na construção de ambientes mais inclusivos. Assim, ela explica que as duas datas são celebrações relevantes para conscientizar a sociedade e facilitar o caminho da formação de cidadãos e da promoção da inclusão de alunos.

“Atualmente, sabemos que o Brasil precisa melhorar o índice de alfabetização, principalmente quando nos referimos ao ensino público. Jamais poderemos nos esquecer que a responsabilidade de ensinar é do professor, mas também deve incluir a gestão escolar. É esta que tem a função de dar subsídios adequados como infraestrutura, formações e materiais apropriados para que eles possam ministrar aulas da melhor forma possível.

Leituras abrangentes

Assim, é da maior importância um olhar integral incluindo o apoio psicopedagógico. Seu objetivo é identificar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes e auxiliar os docentes. Desta forma complementando a elaboração do processo necessário para o melhor desenvolvimento dos educandos. Uma das formas de avaliação começa a partir do que a criança possui de conhecimentos prévios. Este trabalho tem como foco, entre outras coisas, auxiliar na organização do aprendizado. Visa trabalhar conceitos que não foram compreendidos e as melhores formas para que o aluno se desenvolva em sala de aula”, pontua a pedagoga.

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Valores de família importam tanto quanto o aprendizado escolar. (Img Web)

É essencial que o especialista compreenda todo o contexto em que a criança está inserida. Entretanto, outro fato importante apresentado por Natalie é o relacionamento com a família, escola e outros profissionais. “A Pedagogia trabalha com as questões de aprendizagem, a Psicologia se ocupa das questões subjetivas. É nessa hora, então, que vem o auxílio deste profissional, que pode utilizar de recursos como jogos, contação de histórias, artes plásticas, dramatizações, leitura e escrita, desenho, entre outros. Enfim, tudo para ajudar o aluno a superar suas barreiras.

Um dos materiais pedagógicos que lembro de ter utilizado durante minha formação inclui uma pasta de plástico azul, que estabilizava as folhas para uma maior organização, o material dourado nas aulas de matemática e a apostila de treino ortográfico”. Em suas palestras, ela compartilha perspectivas valiosas e embasadas, oferece insights práticos que enriquecem a compreensão sobre os desafios e oportunidades no desenvolvimento educacional inclusivo.

Educação inclusiva

Natalie afirma que, para ser eficaz a alfabetização de uma criança com deficiência precisa, também, que o profissional avalie as questões que ela apresenta. A partir dessa anamnese, determina-se a melhor intervenção para focar em suas capacidades e minimizar suas dificuldades. “Uma das dificuldades dos educadores é achar as melhores formas de desenvolver as aulas para que o aluno consiga aprender efetivamente. Iniciar o trabalho psicopedagógico com um conteúdo que o aluno tenha interesse, e depois utilizar novos estímulos para revisitar os tópicos, pode ser um caminho eficaz. Foi dessa etapa de recapitulação que senti falta na época escolar, e tive problemas em relação à execução do tempo para finalizar as tarefas, mas não na compreensão dos conteúdos.

Na minha época de escola não se falava em educação inclusiva, e certa vez ouvi de uma professora, quando estava fazendo uma prova, me perguntando se aquela lerdeza era física ou mental – frase que me marcou até hoje no processo educacional. Essa foi uma das expressões que me levaram para a Pedagogia e Psicopedagogia, já que meu objetivo é que nenhuma outra criança seja tratada desta forma e ouça algo assim”, comenta.

Natalie Schonwald – Psicóloga, Pedagoga, Palestrante de inclusão e diversidade.
É pós-graduanda em Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades (SP).
Autora dos livros “Na Cidade da Matemática” e “Na Cidade da Matemática – Bairro das Centenas”.

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