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Mídia e Imaginário

Grupo de Pesquisas do Imaginário é um coletivo de Pesquisas em Mídia e Estudos do Imaginário da UNIP

Redação

São Paulo, 06/04/2023

1 Minuto.

O Grupo de Pesquisas em Mídia e Estudos do Imaginário tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à Área de Comunicação, mais particularmente sobre o viés das teorias do imaginário, da cultura, da mídia e da imagem.

Desde 2008 atua a partir do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista, em parceria com grupos de pesquisa de renomadas Universidades brasileiras e estrangeiras.

O espaço tem por objetivo apresentar a pesquisadores, estudantes e profissionais da área o resultado da produção do Grupo e seus parceiros, contribuindo assim para a amplificação dos resultados acadêmicos obtidos nas pesquisas. Formado por professores da UNIP, dedica-se a estudos aprofundados sobre mídia, cultura, imaginação e arte.

Formação básica

O grupo é composto pelos professores Jorge Miklos: Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), e pós-doutor pela UFRJ (2013). Professor Titular da Universidade Paulista, Brasil.

Malena Segura Contreras – Doutora em Comunicaçãos e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), e pós-doutora pela Universidade de Viena (2002) e pela UFRJ (2010). Professora titular da Universidade Paulista, Brasil.

Mauricio Ribeira da Silva – Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Professor Titular da Universidade Paulista, Brasil. Além de 12 outros Doutores e Mestres da Universidade Paulista.

Mídia e Imaginário
Mídia e Imaginário  – Grupo de Estudos conta com pesquisadores – doutores brasileiros e estrangeiros. (Img.Web)
Produções

AEscolaLegal destaca aqui apenas alguns (entre muitos) dos arquivos produzidos pelos organizadores-participantes do grupo.

O intuito é despertar a curiosidade e disseminar o interesse pelo aprofundamento das questões levantadas pelos pesquisadores.

Estes artigos/palestras/painéis podem ser encontrados no site do Grupo e intentam provocar e intensificar, com imersões em símbolos, signos, e significados, o debate atual sobre assuntos da atualidade.

A exposição referenciada em teses baseadas em pesquisas, dados e fatos que impactam, às vezes inadvertida e imperceptivelmente a vida das pessoas, enriquece e transforma a experiência de viver.

Atos recentes de intolerância escondem disputa pela hegemonia religiosa no País –  Prof. Dr. Jorge Miklos (UNIP)
“Nos últimos meses o Brasil foi surpreendido por uma onda de intolerância religiosa tão violenta quanto assustadora. Autoridades e boa parte da mídia rotularam estas ações como “casos” de polícia.”

Internacional

Ainda existem as massas? Emoções das massas e a questão do eu vivencial –  Prof. Dr. Gunter Gebaue (Universidade Livre de Berlin (Alemanha). Palestra 2007.

Comunicação, Liberdade e Religião: o uso midiático do sagrado – VIII Colóquio de Comunicação e Inovação – O VIII Colóquio de Comunicação e Inovação tem por objetivo promover o debate sobre Comunicação, Liberdade e Religião no século XXI. Destaque para o uso midiático que se faz do sagrado próprio e alheio, bem como, conhecer as práticas profissionais na mídia religiosa. Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação – PPGCOM da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. Diversos palestrantes (2019)

De homens para homens: Desconstruindo Estereótipos Midiáticos e Traçando Novos Caminhos sobre Masculinidade
“Parafraseando a consagrada frase de Simone de Beauvoir, “ninguém nasce homem, torna-se homem.” Assim, considera-se masculinidade, um conjunto de comportamentos e valores, comumente associados a meninos e homens que são construídos e reforçados por instituições sociais.
A experiência de masculinidade é variável para cada pessoa ao longo da vida, no entanto, existem crenças enraizadas…” 2019 – Diversos palestrantes.

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Redação

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