DestaquesEducação PolíticaNotícias

FESPSP debate Palestina

Debate sobre a Questão Palestina na FESPSP com exposição de ilustrações e charges

São Paulo, 23/03/2024
1,5 Minuto.

Desde os ataques do exército israelense na Faixa de Gaza, a Questão Palestina deixa de ser somente uma disputa geopolítica e escala para uma crise humanitária com elementos de genocídio. Já são mais de 30 mil palestinos, em sua maioria mulheres e criança, mortos e feridos pelos bombardeios, ataques ou de inanição e desidratação.

Claramente, o exército israelense não segue os princípios da distinção, da necessidade militar, da limitação e da proporcionalidade, orientações do Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA) que é o conjunto de normas acordadas no cenário internacional e organiza/orienta a ação militar dos signatários, quando em contexto de conflito.

FESPSP debate Palestina
                                               Tanques e blindados contra pessoas. (Getty Images)

Portanto, neste contexto de urgência, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL), realizarão a mesa A Questão da Palestina: segurança internacional e direitos humanos.

O Debate

O evento será no auditório da FESPSP, rua General Jardim 522, Vila Buarque, no dia 27/03, às 19h00, e será promovido pela pós-graduação em Política e Relações Internacionais e pelo Espaço Cultural da FESPSP. Haverá transmissão no Canal FESPSP, no YouTube.

Assim, a mesa contará com Ualid Rabah, presidente da FEPAL, – Clarissa Forner, professora da pós-graduação em Relações Internacionais – FESPSP e Carolina Antunes Condé de Lima, doutoranda em Relações Internacionais pelo programa San Tiago Dantas.

Na ocasião será aberta a exposição com cerca de 30 charges e ilustrações de vários autores com críticas a situação do povo palestino na Faixa de Gaza, onde quase dois milhões de pessoas estão sob forte ataque do exército israelense. A curadoria é do jornalista José Augusto Camargo, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Debate: A Questão da Palestina: segurança internacional e direitos humanos. Data: 27 de março de 2024 – Rua General Jardim 522, Vila Buarque, Horário: 19h00

Mediadora: Profa. Dra. Clarissa Forner, docente do curso de pós-graduação em Relações Internacionais da FESPSP

Debatedores: Ualid Rabah, Presidente da FEPAL e Carolina Antunes Condé de Lima, doutoranda em Relações Internacionais

Local: Auditório FESPSP, rua General Jardim 522, Vila Buarque, São Paulo – SP

Participação aberta à todos os interessados.

Debatedores

*Ualid Rabah presidente da FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil, liderando a direção eleita no 10º Congresso da entidade. É filho de pai e mãe palestinos que chegaram ao Brasil em 1960 e 1965 respectivamente. Nasceu em Toledo, cidade do interior do PR, e viveu em Maringá por 15 anos, onde estudou direito e foi jornalista por 11 anos. É militante do movimento palestino no Brasil desde 1984. Militou, também, nos movimentos estudantil (universitário) e sindical. Durante 8 anos ocupou a cadeira árabe no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (os seis últimos como titular). Vive há 23 anos em Curitiba, onde é empresário. É casado com a jornalista e escritora Cassiana Pizaia.

*Carolina Antunes Condé de Lima é doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em RI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), bolsista CAPES, mestra em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGRI UFSC) coordenadora acadêmica do ampliaRI e pesquisadora no GEDES-UNESP e no Grupo Pós-Coloniais.

Clarissa Forner é docente do curso de pós-graduação em Política e Relações Internacionais da FESPSP. Doutora em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (Unesp-Unicamp-PUC/SP).

Espaço Cultural FESPSP  – Telefone: 11 3123-7800 – ramal 853 – espacocultural@fespsp.org.br

jtateishi@fespsp.org.br

6 thoughts on “FESPSP debate Palestina

• ELIANA ASCHE CINTRA FERREIRA

Vou participar e levar meus alunos. Esta.
    questão é fundamental

• ELIANA ASCHE CINTRA FERREIRA

Vou participar, esta é uma questão essencial e ver o lado da Palestina é importante.

• José Augusto Camargo

Encontros como este entre academia, entidades sociais e imprensa são essenciais para a compreensão do que ocorre em Gaza, escapando dos estereótipos e da manipulação dos fatos a que estamos submetidos diariamente pelos setores hegemônicos da mídia

Resposta
    • De fato, José Augusto! A FESPSP deve se orgulhar de fazer parte da história recente do mundo, sob sua ótica sociológica já tradicional, acompanhando criticamente os fatos! Obrigado pelos seu comentário oportuno! Continue nos prestigiando.