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Criança e Piano em Casa

Música e tecnologia avançaram muito nos últimos séculos.  O piano é uma prova disso. Ensinar a tocar o instrumento também tem gerado inovações/interações cada vez mais interessantes. Na era da robótica.

Redação – da Rev. Science.org

São Paulo, 22/02/2024

1.5 Minuto.

Para aprender um novo instrumento musical é preciso muita prática. Todos sabem disso. Juntamente com o feedback externo fornecido por um instrutor, a autoavaliação pode ajudar as crianças a avaliar o seu próprio progresso e a melhorar as suas habilidades musicais.

Recentemente, Hong et al. avaliaram os efeitos da autoavaliação iniciada por robôs em crianças durante a prática de piano em três escolas de música na Holanda. Os participantes do estudo incluíram crianças do sexo masculino e feminino com idades entre 8 e 16 anos e em estágios variados de aprendizagem, de 1 mês a 10,5 anos de aulas de piano.

Criança e Piano em Casa
Robôs e humanos podem estudar juntos. Técnicas, exercícios, apoio mútuo. (Img Web)

Cada participante foi designado para praticar duas sessões com um robô de autoavaliação e um robô não avaliativo em ordens aleatórias para comparação. Além de fornecer elogios e incentivos verbais, o robô de autoavaliação gravou as crianças tocando uma peça musical, reproduziu a gravação, pediu às crianças que pontuassem suas performances e ofereceu feedback avaliativo.

Criança e Piano em Casa
Música e tecnologia na Educação das crianças. (Img. Web)

O robô nada avaliativo apenas elogiou e incentivou as crianças a praticarem mais. Após as duas sessões práticas, a motivação das crianças foi medida através de um questionário que enfocou sua autonomia, prazer, estresse e interesse durante as práticas assistidas por robôs.

Meu robô não substitui meu professor

As gravações finais das crianças em cada sessão foram avaliadas por dois professores de música independentes.

Os resultados do questionário mostraram que as crianças que interagiram com o robô de autoavaliação tiveram maior motivação do que aquelas que interagiram com o robô não avaliativo.

As performances gravadas das crianças que interagiram com o robô de autoavaliação, independentemente do estágio de aprendizagem, também obtiveram pontuações mais altas em ritmo, altura, andamento e impressão geral.

Embora este estudo destaque a importância de incorporar a autoavaliação na educação musical assistida por robô, o estudo foi limitado a apenas 50 participantes, e o robô social utilizado tinha reconhecimento de fala limitado.

Humor também é fundamental. Ele Sente?

Robôs podem orientar a personalização do comportamento mediante algumas melhorias durante a interação com a criança. Este estudo mostra como os robôs podem incentivar a autoavaliação e melhorar o desempenho na educação musical.

Para acessar o artigo na íntegra clique aqui

Destaque
H. Song, K. Tsiakas, J. Ham, P. Markopoulos, EI Barakova, “Como você se classificaria?”: O efeito da estratégia de autoavaliação por meio de robôs na motivação e desempenho das crianças na prática de piano.”
Internacional J.Soc. Robô. , (2023).

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Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP