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Pesquisa Anti-Greenwashing

Primeiro levantamento do gênero ESG Rating no Brasil analisa a qualidade das relações das organizações com os stakeholders* e o empenho delas para elevar o nível de consciência dos negócios. Na edição 2023, um dos destaques da pesquisa é a Simbiose Social.

Redação

 

São Paulo, 28/03/2023

4 Minutos.

No mundo, a ascensão de uma Nova Economia (?) tem se consolidado por meio de um processo liderado por empresas comprometidas em avançar nas pautas ESG (sigla em inglês referente a questões ambientais, sociais e de governança). Porém, um dos grandes desafios para essas empresas é mensurar o quanto estão realmente progredindo dentro desta agenda e o que têm feito, efetivamente, para que essas práticas saiam do papel.

Para endereçar esse desafio, a Humanizadas – empresa de avaliação multistakeholder em ESG, que faz uso de Inteligência de dados, visando beneficiar pessoas, sociedade e planeta –, desenvolveu o primeiro ESG Rating brasileiro com a pesquisa Melhores para o Brasil. Na edição 2023 do levantamento, um dos destaques é o negócio de impacto Simbiose Social, que recebeu o ESG rating A, que demonstra alto nível de maturidade organizacional.

A pesquisa da Humanizadas avalia organizações em quatro pilares institucionais – reputação, princípios de gestão, cultura e narrativas –, para medir a qualidade das relações da organização com os seus stakeholders, colaboradores, lideranças, clientes, parceiros, fornecedores e sociedade. A partir da percepção dos públicos externos e também do time de colaboradores, a pesquisa identifica padrões, sinais e evidências de uma nova forma de atuar na economia. Além disso, se essas corporações estão alinhadas às atuais práticas, principalmente quando comparadas ao mercado. O objetivo da empresa é impulsionar o “Capitalismo de Stakeholders” por meio de estudos que são compartilhados com estas empresas ao longo do ano.

Pesquisa Anti-Greenwashing
Dinheiro, lucro e Ética de transparência – Equação complicada. (Img Web)

Para o cofundador da Simbiose Social, este prêmio representa um grande reconhecimento para a social tech, pois destaca o compromisso em criar um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, e cultivar relacionamentos saudáveis e sustentáveis com todos os stakeholders.

“Estamos orgulhosos do trabalho que temos feito até aqui e este prêmio nos inspira a continuar buscando ser uma empresa de impacto positivo, que valoriza e investe em pessoas e nas relações humanas”, afirma.

Social tech usa IA para auxiliar empresas a implementar o “S” do ESG

Mais de R$ 3 bilhões são disponibilizados, anualmente, pelos orçamentos dos governos federal, estaduais e municipais para investimento por meio de leis de incentivo fiscal no Brasil.

No entanto, ainda que este valor esteja disponível para ser transacionado, cerca de 70% das organizações sociais inscritas nestes mecanismos não conseguem sair do papel.

Essa ineficiência é a consequência da grande assimetria de informação e  da falta de transparência entre patrocinadores e gestores de projetos sociais.

Para endereçar esse desafio, a Simbiose Social – negócio de impacto de base tecnológica, desenvolveu um sistema inteligente de gerenciamento de dados relativos a mais de 30 mil iniciativas sociais. Ele oferece uma visão completa do ecossistema de projetos culturais, esportivos e de saúde aprovados em leis de incentivo desde 1992. Como resultado de cinco anos de trabalho, a social tech anuncia a movimentação de mais de R$ 350 milhões em incentivos fiscais.

Fundada em 2017, a social tech coleta e analisa dados por meio de robôs alocados nas diferentes bases públicas envolvidas com as leis de incentivo, nos âmbitos federal, estadual e municipal. De forma pioneira no Brasil, o trabalho da startup otimiza e democratiza a distribuição dos recursos financeiros entre projetos e organizações sociais de alto impacto social, em diferentes localidades do país. Além de dar luz aos dados das leis do país, a plataforma altera a lógica de mercado pautada por um formato em que os projetos entravam em contato com empresas ao serem vistos e avaliados para investimentos ou, então, para participarem de editais.

S de Impacto

Em linhas gerais, a Simbiose Social promove maior movimentação financeira para o terceiro setor ao gerir de forma mais eficiente e inteligente a verba de leis de incentivo de empresas. Ao mesmo tempo, otimiza a pesquisa, a avaliação e a gestão dos investimentos sociais. Em suma, possui soluções para três etapas: pré-investimento (estratégia, seleção, auditoria etc.); gestão do investimento (acompanhamento junto à organização); e pós-investimento (relatório de investimento). Para o terceiro setor, oferece um produto para tornar as informações mais transparentes. Por meio da plataforma é possível mapear todas as empresas que utilizaram as leis de incentivo nos últimos anos, assim como o perfil de organizações que costumam apoiar.

Recentemente, a Simbiose lançou uma plataforma que oferece uma resolução prática para que as empresas possam mexer o ponteiro da implementação do “S” da agenda ESG no Brasil (sigla que classifica as melhores práticas sociais) e potencializar o impacto do investimento social em todo o Brasil. Para tal, desenvolveu um algoritmo proprietário que cruza demandas sociais com a oferta de organizações que atuam diretamente com causas sociais. Dessa forma, a startup criou metodologias e algoritmos que viabilizam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, em consequência, a Agenda 2030.

Com uma equipe de mais de 30 colaboradores, a empresa possui hoje mais de 45 clientes corporativos e mais de 140 organizações sociais que pagam para usar a ferramenta. Ao todo, 462 projetos já foram impactados diretamente pela plataforma, que já movimentou mais de R$ 350 milhões em investimentos de incentivos fiscais. Acessa a 18 legislações (sete federais, duas municipais e nove estaduais), de 13 Estados e mais de 1.000 auditorias realizadas.

Público beneficiado

Destacam-se assim, organizações sociais, culturais, esportivas, produtores culturais e audiovisuais, hospitais, APAEs, entre outros – que trabalham sobretudo com cultura, esporte, direitos das crianças e dos adolescentes, direitos do idoso, tratamento oncológico e atenção a pessoas com deficiência. Os projetos viabilizados atendem estas áreas.

Na análise dos principais diferenciais um dos destaques é a metodologia. A empresa funciona como um banco de dados para a tomada de decisão com foco em impacto social – tem uma metodologia oriunda da área de inteligência de dados nos diferentes produtos. Hoje, a social tech conta com algoritmos que têm um viés de impacto social positivo, usados para auxiliar empresas a tomarem decisões e garantir que a verba chegue as ONGs que mais precisam.

Destacam-se a base de dados com mais de 180 mil organizações não governamentais na busca de captação de recursos; processo de auditoria escalável que permite entregar uma auditoria de ONG em 10 dias úteis de forma barata; pós-investimento com agregação de dados de diferentes investimentos e organizações investidas com comparação de dados públicos, para ter clareza do investimento de uma empresa versus seu setor; plataforma para ONGs que, por meio da inteligência de dados, auxilia no processo de captação de recursos.

Pioneira no Brasil, é negócio de impacto com base tecnológica, com sistema inteligente de gerenciamento de dados relativos a mais de 30 mil iniciativas sociais e oferece às empresas uma visão completa do ecossistema de projetos culturais, esportivos e de saúde aprovados em leis de incentivo desde 1992.

 

[N.E.: *Stakeholders pode ser traduzido literalmente como interessados – ou seja, aqueles que criam, investem, se envolvem, acompanham e disseminam um negócio – qualquer negócio.]

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Redação

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