Notícias

5G – bom ou vilão?

5G é a abreviatura dada à Quinta Geração de internet móvel ou Quinta Geração de sistema sem fio, representa a futura geração de telecomunicação móvel.   

Redação

São Paulo, 24/07 de 2020

1 Minuto

O 5G está em estudo e sendo testado há alguns anos e deverá substituir o 4G e ter a próxima geração lançada dentre os próximos anos, seguindo o mesmo padrão de evolução das demais gerações anteriores. Mas, há dúvidas sobre se é bom ou mau.

Apesar de ser apenas tecnicamente uma evolução natural das redes 4G existentes, essa nova tecnologia marcará um ponto de inflexão no futuro das comunicações, trazendo conectividade instantânea de alta potência para bilhões de dispositivos, e cinco gigantes do setor disputam o mercado e vendem hardware de rádio 5G e sistemas 5G para operadoras, são elas: Huawei, ZTE, Nokia, Samsung, e Ericsson.

Em 2013, outro projeto foi iniciado, chamado 5Green, ligada ao projeto METIS e com foco no projeto de redes Verde 5G Móveis. Desta feita o objetivo foi estudar, pesquisar e desenvolver diretrizes capazes de definir a rede de nova geração com foco e cuidados especiais nos aspectos de eficiência energética, sustentabilidade e acessibilidade.

Em 26 de fevereiro de 2015, Pesquisadores do Centro de Inovação 5G da Universidade de Surrey, no Reino Unido, conseguiram enviar dados à velocidade de 1 terabit por segundo (Tbps). A taxa de conexão obtida é 65 mil vezes mais rápida do que a média dos downloads em redes 4G.

Mas, os eventos têm provocado inúmeras discussões a respeito da nova tecnologia. Com o avanço cada vez mais rápido oferecido pela IA, em breve outras e novas tecnologias estarão despontando no mercado.

Pesquisadores e cientistas destacaram que a inteligência artificial pode desempenhar um papel particularmente importante nas comunicações 6G, trazendo uma onda significativa de inovação nas comunicações pessoais. E um ponto de atrito, gerado a partir disso, entre defensoras e críticos do sistema são, por exemplo, o alto custo para a criação desta nova geração de telecomunicação móvel. Será a 5G bom, ou vilão?

Esta preocupação adveio da discussão sobre o enorme custo energético gerado por bandas cada vez mais rápidas que, de acordo com o avanço das gerações os dispositivos móveis, provocam um grande custo de perda de energia para o uso do mesmo, e este dado é facilmente perceptível quando deixamos de utilizar o 3G e voltamos a usar somente o 2G – a bateria dos aparelhos tende a durar bem mais.

Outra questão que tem suscitado discussões diz respeito aos efeitos que a tecnologia pode causar na saúde das pessoas.Existe uma base de dados científica de mais de 10 mil pesquisas referentes à associação de enfermidades cardíacas, e entre outras como o câncer, com a contaminação eletromagnética, segundo o chamamento internacional para deter a implementação da rede 5G na terra e no espaço organizado pela International Appeal. Dados para questionamentos: 5G, bom ou vilão?

A exposição permanente (24hrs) de níveis de radiação de radiofrequências, centenas de vezes maiores às atuais, provocará efeitos graves em todos os organismos vivos e em seus respectivos ecossistemas.

Fontes:

1) https://pt.wikipedia.org/

2) https://forbes.com.br/colunas/2019/06/como-a-tecnologia-5g-pode-causar-um-estrago-irreparavel-no-mundo-todo/

3) https://www.5gexposed.com/2019/09/05/international-appeal-stop-5g-on-earth-and-in-space-latest/

4) http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/589826-por-que-a-tecnologia-5g-representa-um-novo-perigo-para-a-vida

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP