DestaquesEducaçãoEnsinoProfessore(a)s

6 KPIs de Educação funcional

Para auxiliar estudantes no caminho da aprovação, professor organiza seis KPIs (Key Performance Indicator ou “Indicadores-Chave de Desempenho”) que se aplicam no dia a dia de quem se prepara para provas e vestibulares.

Gilberto Augusto

São Paulo, 31/03 de 2021.

Um planejamento de estudos adequado e uma rotina de estudos disciplinada faz toda a diferença na busca por resultados. São tópicos básicos que se aplicam no dia a dia de quem se prepara para provas e vestibulares. Conheça cada um deles:

Quanto – O aluno precisa definir a meta diária e a cota semanal de estudos, isto é, quantas horas por dia irá estudar. É importante que meta esteja alinhada com o objetivo. De acordo com o professor, o hábito é criado na repetição e o aluno pode, por exemplo, começar com duas horas de estudo e ir aumentando o tempo até chegar no máximo que pode, dentro da sua rotina. “O mais importante é ter uma rotina consistente, estudando todos os dias”, destaca.

Quando

Dias da semana em que o aluno escolhe estudar. A dica é organizar as atividades certas para cada dia da semana. Sábado e domingo podem ser os grandes diferenciais no planejamento, mas também é preciso reservar momentos para descanso.

Onde – A dica é definir o local de estudos de maior produtividade, uma vez que o ambiente influencia. “Sempre se envolva em um ambiente de pessoas que estejam fazendo aquilo que você quer fazer. Se for possível ir para um centro de estudos ou biblioteca, onde há outras pessoas estudando, o aluno será estimulado a estudar e a ter disciplina.”, orienta Gilberto Augusto.

Estabelecer rotinas é muito importante (Img.: Internet)
Por onde

O estudante deve identificar os materiais de estudos adequados ao seu estágio de aprendizado. Livro e apostila são materiais diferentes. “Caderno é sempre mandatório. Copie o que o professor está explicando e use o conteúdo para fazer as revisões depois.” Segundo o professor, caso o aluno tenha muita dificuldade em alguma disciplina, deve priorizar estudar por livros, já que apostilas costumam ser mais resumidas.

O quê – O aluno precisa ter uma “bússola”: PRD (Peso, Recorrência e Dificuldade). Assim, deve analisar o PRD de cada matéria e montar uma tabela de prioridades. “O estudante nunca vai conseguir estudar tudo, então é necessário que ele aprenda a estudar estrategicamente. A dica é focar nas matérias de maior peso, nos temas que mais aparecem nas provas e nas matérias em que há maior dificuldade”, recomenda Gilberto.

Como – É importante que o aluno escolha a melhor sequência de estudos, relacionando com o PRD de cada matéria. “O maior erro de um estudante amador é estudar todas as matérias do mesmo jeito. Por isso, a dica de ouro é que ele estude a teoria, faça o máximo de exercícios e faça com frequência a revisão daquela teoria, até que o conteúdo esteja bem absorvido”, destaca.

“O Plano de Aprovação” é uma aula online destinada a quem busca a aprovação ainda neste ano. Para ter acesso a ela, entre no link https://lp.gilbertoaugusto.com.br/plano-da-aprovacao e veja conteúdos exclusivos.