ConteúdosEconomiaEducaçãoEnsinoFÓRUM EducaçãoNotíciasProfessore(a)sRecentesSociedade

A Decisão de Estudar Bem

Pandemia provoca mudança nos fatores de decisão dos pais na escolha da escola de seus filhos. Áreas verdes e espaços abertos estão entre os atributos mais procurados; antes da pandemia, item nem era citado entre os fatores de maior influência no processo de seleção.

São Paulo, 25/08 de 2021.

Na área educacional, a pandemia do novo coronavírus não trouxe desafios apenas para os estudantes. Os pais também estão tratando como ainda mais desafiador o processo de escolha da instituição de ensino de seus filhos. A crise sanitária provocou mudança nos fatores que influenciam e constroem a seleção da escola.

Itens como espaços abertos e áreas verdes, que em 2019 nem figuravam na lista das predileções, hoje superam proposta pedagógica e até mesmo localização, fatores considerados determinantes em 2019, segundo levantamento realizado pela SchoolAdvisor, plataforma que reúne informações sobre escolas particulares de todo o país, com o objetivo de auxiliar os pais na avaliação e tomada de decisão da escola de seus filhos.

“Essa prioridade dos pais é efeito direto da pandemia, uma vez que uma das principais recomendações nessa fase de retomada do ensino presencial é que os estudantes passem mais tempo em locais ventilados. A preocupação é real e hoje representa um fator determinante na escolha da escola”, destaca uma das fundadoras da plataforma.

Os verdadeiros jardins da Infância
A Decisão de Estudar Bem com aulas em espaços abertos. (Img Internet)

Ela ressalta que “atentas a esse ponto de preocupação e de demanda dos pais, diversos colégios adaptaram seu espaço físico para promover maior vivência ao ar livre, transformando ambientes que, em outro momento, eram considerados somente diferenciais, agora em locais necessários para o bom atendimento aos estudantes”.

Localização deixa de ser primordial

Para escolher a escola ideal, os pais (que podem pagar por escola particular) não estão mais levando como fator prioritário a proximidade com o lar. “Tem sido cada vez mais comuns pais percorrerem distâncias maiores, desde que encontrem a instituição de ensino com as qualidades e atributos por eles procuradas. Nossa pesquisa revelou, inclusive, que os pais intensificaram suas buscas por colégios em um raio superior a sete quilômetros, algo que não acontecia em 2019”, revela.

O levantamento da plataforma mostrou ainda uma outra mudança: como os pais realizam a busca pela escola de seus filhos. Em 2019, a maioria visitava pessoalmente, em média, até seis instituições de ensino antes de tomar a decisão onde efetivar a matrícula de suas crianças e jovens, além de buscar recomendações de amigos e realizar buscas nos sites oficiais de cada colégio.

Contudo, a pandemia criou uma dificuldade a mais para os pais obterem parâmetros claros para comparação, o que fez com que procurassem um canal com informações completas, uma espécie de Raio X de cada escola, o que facilitaria comparar e fazer um filtro para a seleção.

“Assim, esta ferramenta  que traz informações sobre todas as instituições de ensino particulares do Brasil, tem registrado crescimento contínuo. Com o retorno das aulas presenciais, percebemos um aumento de quase 70% na busca por escolas.

Por ele e por outros canais de comunicação da startup, são mais de 20 mil pessoas consumindo e trocando informações, o que nos tem mostrado essa transformação nesse nada fácil e valioso processo de escolha da escola”, diz Fernanda.

[N.E: tudo o que as escolas privadas/particulares anseiam é pelos terrenos das escolas públicas, que sempre valorizaram estes atributos – tamanho, áreas amplas com grandes espaços verdes de recreação.]