ConteúdosEconomiaEconomia PolíticaMundo de Negócios

A Escolha de Sofia

Entre a Diminuição da Pobreza ou da Desigualdade o que escolher? Eis uma tarefa para a esquerda. Dado que à direita ambas não importam.
A Escolha de Sofia
Fernando Nogueira da Costa
Desenvolvimento –
Abordagem Desenvolvimentista e Estratégica

A “escolha de Sofia” se refere a uma mulher presa com seus dois filhos pequenos, um menino e uma menina, no campo de concentração de Auschwitz durante a II Guerra. Um sádico oficial nazista dá a ela a opção de salvar apenas uma das crianças da execução, ou ambas morrerão, obrigando-a à terrível decisão.

A esquerda, hegemônica em um governo, deve escolher entre as políticas para diminuir a desigualdade e as políticas para diminuir a pobreza? Ambas têm objetivos relacionados, mas abordagens e focos diferentes.

As políticas para diminuir a pobreza têm foco no alívio imediato. A assistência social direta fornece recursos ou serviços diretamente às pessoas em situação de pobreza, como alimentos, moradia, educação e cuidados de saúde. Entre outros exemplos, há programas de transferência de renda, como o Bolsa Família no Brasil, cupons de alimentação, e subsídios diretos.

A criação de oportunidades é feita por meio de programas de capacitação e qualificação profissional, visando aumentar a empregabilidade dos pobres. Os investimentos em educação básica e saúde melhoram o capital humano, isto é, a capacidade de ganho pessoal.

A redução de vulnerabilidades se obtém por meio de políticas cujo objetivo é reduzir a exposição a riscos. Entre outras, existe o seguro-desemprego e os programas de segurança alimentar.

Por sua vez, políticas para diminuir a desigualdade focaliza a redistribuição de renda e riqueza. Focam na redistribuição de recursos econômicos para reduzir a disparidade entre ricos e pobres. Incluem políticas fiscais progressivas, como impostos mais altos sobre rendas mais elevadas e sobre a riqueza.

Fernando Nogueira da Costa – Profº Dr. Titular IE UNICAMP

Para adicionar um comentário a este artigo clique aqui
Se preferir comentar nesta revista role a página até o bloco Comentários.