CiênciasConteúdosDestaquesMulherNacional

Alunas de Escolas Públicas no IMPA

Alunas de escolas públicas fazem atividades no IMPA – Visita fez parte do programa Meninas Olímpicas do IMPA.

Redação

Rio de Janeiro – 30/04/2022.

2 Minutos

Jogos, palestras, conversas e uma boa dose de inspiração. As participantes do programa Meninas Olímpicas do IMPA desfrutaram de uma programação animada em visita ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Alunas de Escolas Públicas no IMPA
                        Preparando-se para a Olimpíada de Matemática (Img. IMPA)

Esta foi a primeira atividade externa da 2ª edição do programa, que busca estimular a participação de meninas entre 14 e 17 anos em olimpíadas de matemática e no campo das exatas em geral, com o objetivo de aumentar a presença feminina em áreas como matemática, computação e engenharia.

Em palestra, a professora do departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IME/UERJ) Diana Sasaki Nobrega falou sobre sua trajetória acadêmica, que começou, como para as estudantes presentes, em escolas públicas do Rio de Janeiro.

“Durante a minha educação básica senti muita falta de ter contato com este universo da pesquisa e da ciência, não tive esta oportunidade que o Meninas Olímpicas do IMPA está dando para essas estudantes. É importante incentivar e fazer com que elas conheçam universidades, centros de pesquisa e cientistas. Isso tudo é muito enriquecedor”, afirmou a pesquisadora, reconhecida pelo Programa Para Mulheres na Ciência, uma parceria da L’Oréal, Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

No amplo salão de leitura do IMPA, as alunas puderam se divertir com atividades lúdicas envolvendo matemática, elaboradas pelos grupos “Se Jogando na Matemática”, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e “Jogos e Matemática”, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

“Os jogos são a forma como eu consigo entender a matemática na prática, e, desde o Ensino Fundamental, eles não são usados com tanta frequência. É muito legal poder aprender a matéria dessa forma, com jogos interativos e diferentes, que foram pensados por pessoas que entendem muito de ensino”, comentou a estudante Wendy Viana, de 15 anos.

Alunas de Escolas Públicas no IMPA
Percepção espacial e inteligência logica (Img. IMPA)

Para Letícia Rangel, coordenadora do Meninas Olímpicas do IMPA e professora aposentada do Colégio de Aplicação da UFRJ, a visita foi um sucesso. “Foi perfeito. É muito bom perceber que o espírito do projeto está todo aqui, todo mundo reunido e confortável. Deu para sentir a empolgação das alunas, que interagiram bastante com as atividades. E a palestra da professora Diana também foi muito inspiradora”, disse.

Opinião compartilhada pela estudante Ana Beatriz Machado, de 14 anos. “Quando o tema é ciência, não costumo ver muitas mulheres falando sobre isso na TV. São sempre homens. Essa palestra me mostrou que mulheres também fazem essas coisas, e é uma atividade que me interessa. É legal ver que mulheres conseguiram chegar lá”, compartilhou a aluna.

Sobre o Meninas Olímpicas do IMPA

A segunda edição do Meninas Olímpicas do IMPA está presente em 10 escolas de diferentes regiões do Rio de Janeiro e em Niterói, e conta com professores de todas as cinco universidades do Rio de Janeiro que possuem licenciatura em matemática: UERJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Unirio, UFF e UFRJ.

O programa se desenvolve, em cada uma das escolas participantes, sob a responsabilidade de uma professora da unidade e o acompanhamento de uma licencianda em matemática ou de uma graduanda da área de exatas.

Outras atividades previstas para esta edição, apoiada pela Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), são laboratórios, rodas de conversa, painéis, desafios das olimpíadas e oficinas de matemática, computação e robótica, além de debates sobre questões de gênero.

 

Veja também: 2º Encontro Mulheres Matemáticas abre inscrições

 

Informações:
Ana Luisa Vasconcellos (21) 98810-0035/ imprensa@impa.br
 Carla Russo(21) 99196-4250/ imprensa@impa.br

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP