DestaquesEconomia PolíticaTecnologia

Android vs iOS

Brasil é um dos países com a maior taxa de celulares Android frente ao iOS. País possui quase 5 vezes mais celulares Android que iOS, uma das maiores taxas maiores do mundo. Por que a preferência brasileira? Google e Apple brigam por mais mercados.

São Paulo, 07/07/2023
1,8 Minuto.

O preço é sem dúvida um dos principais fatores, senão o maior. No Brasil, a última versão do iPhone é quase 75% mais cara que nos Estados Unidos (país com o menor preço no mundo) e onde está localizada a empresa fundada pelo megalomaníaco Steve Jobs (que muitos consideram um gênio).

Um outro ponto, é o baixo poder aquisitivo da população brasileira, agravado pelo fato do dispositivo da Apple ser importado e atrelado ao dólar. Em geral, o Android é predominante em todos os países emergentes. E, claro, isso se deve a outras análises de marketing. Não são razões altruístas-solidárias. Esta talvez seja 1% da motivação (se existe), mas por escolha de nicho de mercado.

Android vs iOS

As duas gigantes da informática mundial operam por valores financeiros, econômicos, monetários nas bolsas. As escolhas são meticulosamente analisadas antes de serem postas em prática para quaisquer planos de ação no mercado. O resto é publicidade.

Existem diversos fabricantes e laboratórios que projetam, colaboram e utilizam o Android para os smartphones e outros aparelhos.  Muitas são tão poderosas quanto as duas concorrentes. Por isso há uma maior variedade de celulares disponíveis, seja com diferentes preços, tamanhos e performances. Todavia, o mesmo não ocorre com o iOS, pois ele se limita, exclusivamente, ao iPhone, fabricado pela própria Apple.

Olhos e bocas – Corações e mentes

Enquanto diversas companhias tentam entrar no lucrativo mercado de smartphones, estas duas empresas são líderes absolutas no mercado de sistemas operacionais móveis. O Android (do Google) e o iOS (da Apple) possuem quase  99,5% de participação de mercado. Juntas dominam quase a totalidade do mercado mundial de celulares.

Porém, a preferência pelos sistemas é significativamente diferente em cada país. O Brasil, por exemplo, é um dos países com as maiores taxas de Android frente ao iOS. Cerca de 80% das pessoas o utilizam, contra quase 20% de usuários iOS.

É o que revelam dados de empresas de pesquisa de mercado como Statista e Statcounter. O estudo revela também que a Índia é o país com a maior taxa de Android do mundo, com mais de 95%, contra 3% do iOS da Apple. E na posição oposta, está o Japão, onde mais de 69% da população utilizam celulares com iOS.

CupomValido.com.br