FÓRUM EducaçãoRecentesSaúde

Cidadania no Trânsito

A Educação Necessária para preservar vidas, políticas públicas e o rigor das leis contra os crimes “acidentais” de trânsito. Aos que fazem de seus carros uma arma.

São Paulo, 28/07/2024
1.6 Minutos.

A OnG Criança Segura constatou que os acidentes em ruas, estradas e rodovias são a principal causa de morte entre jovens no Brasil. Destes estudos nasceu o livro do projeto Cultura e Vida no Trânsito da Bela Vista Cultural.

A partir disso, dentro do conceito e da urgência de políticas públicas eficazes a serem implementadas de mobilidade urbana e cidadania no trânsito que durem no tempo, ressurge com força a necessidade de fomentar o diálogo e a conscientização sobre o problema do comportamento cívico de motoristas, pedestres e ciclistas com a finalidade de melhorar a convivência entre todos.

Cansados de ver atropelamentos e acidentes graves com mortes e sequelas físicas e psicológicas nas vítimas de motoristas descuidados, bêbados, agressivos e cheios de empáfia, a Bela Vista Cultural atende aos anseio da sociedade e lançou livro para o projeto “Cultura e Vida no Trânsito” que destaca a importância da educação neste sentido a ser aplicada em aulas nas escolas.

Do interesse coletivo pela vida

Destinada a todos os que querem se aprimorar nos conhecimentos sobre mobilidade urbana e cidadania no trânsito, a obra em formato de belíssimo livro e belas imagens se divide em partes que abordam desde a opção errônea de priorizar o modal rodoviário em detrimento de outras opções de transporte viáveis, econômica e ecologicamente mais saudáveis, até o tráfego intenso de carros, caminhões e ônibus nas nossas cidades.

A Plataforma AEscolaLegal de Educação Ampla apoia a inciativa e convida juristas, engenheiros, cientistas sociais, educadores e pensadores a participarem deste amplo debate com a sociedade e a finalidade de elevar a consciência crítica e o fomento às novas formas de mobilidade urbana, das leis e regulações efetivas aplicáveis.