Concentração de Riqueza e Comparada
- janeiro 29, 2025
- 0
Thomas Piketty, em seu livro “Uma Breve História da Igualdade”, lançado em 2021, estuda o caso da concentração da riqueza na França. Campinas, São Paulo, 29/01/20252,6 Minutos. Apesar
Thomas Piketty, em seu livro “Uma Breve História da Igualdade”, lançado em 2021, estuda o caso da concentração da riqueza na França. Campinas, São Paulo, 29/01/20252,6 Minutos. Apesar
Campinas, São Paulo, 29/01/2025
2,6 Minutos.
Apesar disso, e após uma leve diminuição, durante a Revolução Francesa, a concentração da propriedade (ativos imobiliários, profissionais e financeiros, reduzidas as dívidas) no país cresceu. Assim, foi do século XIX até a Primeira Guerra Mundial. Antes de sofrer grande redução após as guerras e até os anos 1980. No total, a parcela detida pelo 1% mais rico passou de 55%, em 1910, para 24% em 2020. Contudo, isso pouco beneficiou os 50% mais pobres, cuja participação passou de 2%, em 1910, para 6% em 2020.
Esses dados ilustram a tese geral apresentada no livro. Por um lado, existe a longo prazo um movimento rumo à igualdade e, neste caso, rumo a uma menor concentração da propriedade e, portanto, do poder social e econômico. No entanto, por outro, a desigualdade continua situada em um patamar extremamente alto. Assim, alterar essa situação de desigualdade, essa “bandeira-de-luta” é ilusória e, pior, tira o foco da possibilidade real de eliminar a pobreza em países onde ela assola grande parte da população?
Concentração de Riqueza e Comparada
Então, na prática, a parcela do 1% mais rico no total das propriedades privadas é, atualmente, mais de duas vezes menor diante o acumulado há um século. , Embora continue da ordem de cinco vezes mais elevada comparada à detida pelos 50% mais pobres. Hoje, estes só possuem mais de 5% do total a despeito do fato de serem, por definição, cinquenta vezes mais numerosos comparado ao 1% mais rico.
A parcela dos 50% mais pobres era, no século XIX e até o início do XX, de apenas 2%.Portanto, algum progresso foi alcançado em um século. Ainda que embora infinitesimal. Entretanto, na realidade, a desconcentração da propriedade se deu quase exclusivamente em favor dos grupos sociais situados entre o 1% mais rico e os 50% mais pobres, mas trouxe muito pouco benefício a estes. Ou seja, eles quase sempre possuíram nada!
Concentração de Riqueza e Comparada
Fernando Nogueira da Costa – Dr.Profº. Titular IE da UNICAMP
Para adicionar um comentário a este artigo, clique aqui
Se quiser comentar nesta revista role a página até o box Comentário.