Conhecimento Científico Combate Desinformação

As falsas dicotomias permanecem quando ciência e sociedade estão desconectadas. O conhecimento cientifico com bate a desinformação, é ferramenta preciosa e necessária contra o obscurantismo.

Jadson C. Santos (Jall)

A ciência tem sido por séculos a mais proeminente fonte de descobertas e inovações nas diversas áreas humanas, ainda assim, carrega uma enorme dívida social. Desde os seus primórdios, o conhecimento científico tem sido majoritariamente restrito a membros de grupos exclusivos, cidadãos vindos de famílias tradicionais e, em menor parte, curiosos com acesso à educação.

Com o desenvolvimento dos meios de comunicação globais e o aumento do acesso à educação, a disseminação de informações e de conhecimentos tem tornado a ciência cada vez mais acessível ao público em geral. Porém, esse fato faz surgir outros desafios, relacionados à qualidade da informação e de seu embasamento. No Brasil, assim como em todo mundo, a qualidade das informações disponíveis em mídias sociais e plataformas virtuais tem sido contestada e, em diversos momentos, notícias falsas tem tornado impraticável a discussão e a tomada de decisões por parte da sociedade. Neste cenário, surgem falsas dicotomias que nos levam, enquanto sociedade, a optar por uma ou outra posição extremista, não considerando alternativas centrais entre os posicionamentos.

A pandemia da Covid-19 tem sido um divisor de águas para a humanidade e nos força a tomar decisões rápidas, escolhendo o curso a seguir em áreas sensíveis ligadas à vida, economia, educação e futuro. Decidir entre salvar vidas hoje, sacrificando a economia nacional, ou entre salvar a economia, sacrificando vidas, apresentam-se como as únicas alternativas viáveis nesse momento. Dessa mesma maneira, a ciência vem sendo forçada, principalmente em países em desenvolvimento, a escolher combater a fome e a miséria, sacrificando a pesquisa de ponta, ou investir em inovações de base, deixando os mais necessitados sem amparo.

Decidir entre vida vs economia e combate à fome vs inovação tecnológica são falsas dicotomias disseminadas pela falta de conhecimento por parte de nossa sociedade. Esta lacuna de conhecimento deve ser o foco de universidades e institutos de pesquisa, criando conexão entre o laboratório e a população. Neste contexto, é primordial que o ambiente científico gere valor para além da academia e de seus pares, utilizando sua força intelectual para encontrar soluções inteligentes e inovadoras também no âmbito social.

No atual cenário, é responsabilidade de cada um de nós, cientistas, aspirantes ou livres pensadores, tornar o conhecimento livre e verdadeiramente acessível. Para tanto, precisamos entender qual o real problema que estamos enfrentando, desenvolver alternativas e nos engajarmos socialmente na busca de soluções capazes de cuidar do presente ao mesmo tempo em que criamos o nosso futuro.

Jadson C. Santos – Ph.D. Student in Genetics, Bioinformatician and Biologist USP