ConteúdosDestaquesSociedadeSustentabilidade

‘Conselhos’ de um Hétero Maduro

Você pode nem gostar, mas o Verão sempre volta. Porém, antes vêm a Primavera e as flores, com elas os pássaros, as mulheres, os homens, crianças e adolescentes, as famílias, e as praias ressignificam a vida. De todos. Apesar dos últimos 4 anos, com pandemias, desgovernos, guerras, copa de futebol e as indefectíveis propagandas de cerveja (bêbados se descontrolam e gastam mais), e muitas baboseiras terem nos aporrinhado.

12/12/2022.

2 Minutos.

Os apelos das altas temperaturas atraem e atormentam muita gente. Em todos os países. A despeito das incertezas climáticas e da necessidade de proteger-se dos raios ultra violetas, sempre mais fortes, quando chegam primavera e verão as pessoas se assanham. Elas e os borrachudos. O refresco é urgente. Recompor as baterias no começo do ano, no hemisfério Sul do planeta é mais do que bem vindo, é necessário. Faz muito bem para a saúde. Faça turismo!

As pessoas se encontram, se divertem, se conhecem e reorganizam suas energias. Tudo pronto para retomar, lá na frente, mais um período de trabalho em casa, na escola ou na empresa, com disposição, novas ideias, planos. Mas, alguns cuidados nesta época do ano também são importantes.

Do creme solar protetor, a alimentação, às bebidas e aos excessos possíveis, tudo merece a atenção. O bom senso deve preponderar. Para não por tudo a perder. Lógico. Os últimos 8 ou 9 meses do ano estivemos vestidos, a pele ficou sensível, passamos muito tempo sentados, atarefados com as obrigações diárias, e talvez, agora é a época  para quem pode e organizou uma poupança, guardou “energias”, a hora de aproveitar bem e se cuidar melhor chegou. Oba!

Então, vamos lá. Nada de desperdiçar energia com sandices. O objetivo deve ser realçar o bem estar. Pode beber cerveja, pode andar descalço e sem camisa na praia, pode beber água de coco, tomar sorvete, correr, pular, mergulhar, fazer top less, flertar, conhecer pessoas, enfim se divertir. A norma é a alegria, o relaxamento. A paz de espírito e a descontração. Assim, abra os olhos, encha o peito de O2. Aprecie. Estas coisas estão pelo ar, e são convidativas. Algumas irrecusáveis, necessárias. Tipo Natal e festa de Ano Novo! Repetições, mas podemos curtir.

Elas, sempre as mais belas
Conselhos de um Hétero Maduro
Olhe a sua volta! A vida está presente. (Img Web.)

Mas, quer ver dar tudo errado? Qualquer uma destas possibilidades acima citadas, se cometidas em excesso, podem jogar você num buraco escuro, frio e sujo.

Não arrisque! Se for tomar um porre e mergulhar de cabeça numa praia nervosa, pondere antes. Bem antes do primeiro copo. Vai curtir uma noitada para mostrar sua potência sexual, ou para ter momentos de prazer físico e envolvimento emocional? Então, use preservativo.

As famílias são lugares seguros. Use algumas reservas.

Jogar baralho até o começo da madrugada, depois da janta, conversar em torno da televisão e do jornal da noite (preste atenção, nem sempre é noticiário chato!).

A procura do melhor motel ou cantinho escuro para namorar, na pousada ou no hotel. Uma caminhada pela praia, sem celular, sem relógio, no calçadão, todas as opções ficam tranquilas quando compartilhadas com as pessoas conhecidas. A sensação de segurança.

O tempo está a favor para falar besteiras uns para os outros, rir, limpar os pulmões e o cérebro, jogar conversa fora, entre dentes. Pais, mães, filhos, primos, jovens e crianças, velhos e adultos. Descanse, esta é a ocasião ideal para se viver a comédia da vida. Sim, porque até onde sabemos os períodos anteriores foram dramáticos.

Então, abra os olhos, deixe sua energia fluir, aproxime-se dos amigos, da família, sorria. Respire (ato de inspirar e expirar). Mesmo que no final você pense que foi uma droga de verão. Dê abraços, beijos, aperte as mãos. Ainda que aqueles parentes sejam um pé no saco (você pensa assim!? pode…) Ou os que torceram contra, os que gostam de armas e de dar tiros, falar palavrões. Já sabe: nada de desperdiçar energia! Um bom conselho é, se não quiser chegar a estas conclusões: mantenha distância deles. Do contrário, relaxe!

Portanto,  quando puder ande sozinho por aí, com os seus pensamentos, ria de você mesmo e de suas baboseiras. Fale sozinho e pareça louco. Vai descobrir que é apenas mais um dentre bilhões de atarantados, só querendo uns momentos de calma, sossego e concentração no que realmente te importa: a saúde física e mental. Todo o resto as ondas do tempo levarão embora e vão depositar na areia. Vamos todos oxidar.