Conteúdos

COVID-19 Assusta Idosos

Pesquisa com com 1.236 participantes aponta que para 340 mil idosos paulistanos, a reabertura das escolas pode aumentar o risco de contrair a COVID-19

Karina Toledo | Agência FAPESP

São Paulo, 28/09 de 2020.

1 Minuto

Mais de 20% dos idosos da cidade de São Paulo moram em casas com jovens em idade escolar – fato que precisa ser levado em conta ao se discutir o retorno das aulas presenciais. O alerta foi feito pela professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) Yeda Duarte na última quinta-feira (24/09), durante o webinar “COVID-19, 60+: que epidemia é essa?”, promovido pela Agência FAPESP em parceria com o Canal Butantan.

Estamos falando de aproximadamente 340 mil idosos em contato próximo com crianças e adolescentes que vão retornar à vida normal, podem ser [portadores do SARS-CoV-2] assintomáticos e vão trazer essa contaminação para dentro de casa”, disse a pesquisadora. A covid-19 assuta os idosos!

Duarte coordena desde o ano 2000, com apoio da FAPESP, o Estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (SABE), que busca avaliar periodicamente as condições de vida e saúde de moradores do município de São Paulo com 60 anos ou mais.

O dado apresentado no seminário foi extraído da edição mais recente, conduzida entre 2015 e 2017 com 1.236 participantes selecionados para representar o perfil da população idosa da capital (leia mais em: agencia.fapesp.br/32990/).

ESTUDOS COMPLEMENTARES
Curva mostra o crescimento dos idosos na cidade de São Paulo

Os idosos corresponderão a 30% da população do município de São Paulo em 2050, segundo a Fundação Seade. Atualmente existem 1,7 milhão de idosos no município, o que corresponde a 15% da população paulistana.

A Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO), em parceria com a Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, elaborou o estudo “Retrato da pessoa idosa na cidade de São Paulo”.

A análise mostra que o envelhecimento no Município está acima da média nacional e é constituído, sobretudo, por mulheres. Em 2017, 60% dos idosos eram desse gênero. Se considerarmos apenas as pessoas com 85 anos ou mais, o índice chega a 70,2%. Sobre a cor de pele, a maioria é composta por brancos, tanto homens (69%), quanto mulheres (71%), segundo Censo Demográfico do IBGE de 2010.

Eis os dados integrais do estudo: