NotíciasSustentabilidade

Crédito- Descarbonização por Biocombustíveis.

Sustentabilidade – ANIBIMA – Lança o Guia de Operacionalização DO CBIO.

Zeca Doherty

São Paulo, 05/09 de 2020.

1 Minuto

Questões ambientais, sociais e de governança (ASG) não são mais apenas bandeiras adotadas ou não pelo mundo corporativo. É certo que o Crédito de Descarbonização por Biocombustíveis veio pra ficar!

Agora são parte obrigatória da estratégia das companhias, e cresce o consenso de que não há futuro para negócios que não considerem de forma abrangente os impactos causados por eles na sociedade.

O movimento, tímido até menos de uma década atrás, ganha maior impulso com a adesão crescente dos mercados financeiro e de capitais à agenda ASG.

A lógica é simples: apenas os modelos de negócios pautados pela atenção aos critérios socioambientais provam-se sustentáveis no longo prazo.

Não se trata de modismo, mas de análises fundamentadas no risco que esses ativos oferecem. Em todo o mundo, há sinais claros de maior fluxo de recursos para os investimentos que consideram os aspectos ASG.

Menos gases, mais lixo sólido
Toneladas de gases nocivos são jogados no ar diariamente

A urgência em torno do assunto aumentou com a pandemia: a queda na atividade econômica e o isolamento social tornaram bem evidentes alguns impactos ao meio ambiente, como a redução nas emissões de carbono e no consumo de energia elétrica, ao mesmo tempo que cresceu a geração de resíduos.

Na ANBIMA, o tema sustentabilidade está na pauta há quase uma década, quando passamos a apoiar e fazer parte de iniciativas relacionadas ao tema.

Em 2015 constituímos dentro de casa um grupo técnico, formado por representantes das assets, para estimular a troca de experiências e coordenar uma agenda focada na disseminação de práticas de sustentabilidade junto às instituições associadas.

Esse grupo foi recentemente reestruturado, ganhando o status de órgão consultivo da diretoria.

A reestruturação envolveu a chegada de novos membros e uma maior representatividade, já que passou a contar com outros segmentos, além das assets.

A importância da base de dados

A agenda de trabalho também foi redefinida. Entre as prioridades do grupo, está melhorar quali e quantitativamente nossa base de dados sobre sustentabilidade.

Para isso, será realizada uma nova pesquisa entre os associados para mapear o grau de engajamento das instituições financeiras aos critérios ASG.

Também planejamos lançar uma segunda edição do Guia ASG, com foco na gestão de ativos, e rever a nossa classificação de fundos de investimento para melhor enquadrar aqueles voltados à sustentabilidade e governança.

A agenda passa ainda por ações educativas dirigidas a profissionais de mercado e investidores. Este guia é parte dos nossos esforços em fornecer ao mercado mais informações e conteúdo educativo sobre assuntos relacionados à sustentabilidade.

Ele é destinado às instituições que pretendem negociar CBIOs (Créditos de Descarbonização por Biocombustíveis) no mercado organizado (eletrônico e/ou de balcão), além de auxiliar as instituições custodiantes e escrituradoras, que fazem a operacionalização do produto.

É nosso papel prover informações ao mercado, assim como é compromisso de todos nós contribuir para a melhoria do mundo em que vivemos.

 Boa leitura!

Zeca Doherty Superintendente-geral da ANBIMA

 (clique para ter acesso ao Guia)

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP