LiteraturaNacionalPolíticaRecentesSaúdeSociedade

Criminalidade nas Fronteiras do Mercosul

Obra coletiva reflete o funcionamento dos sistemas de justiça criminal de países vizinhos e auxilia agentes de segurança que atuam em territórios fronteiriços.

Redação

São Paulo, 21/03/de 2022.

1 Minuto

Em 2021, as Forças Armadas brasileiras apreenderam 27,9 toneladas de drogas nas fronteiras do país em ações combinadas com órgãos municipais, estaduais e federais de Segurança Pública. O volume é 50% maior do que o registrado em 2020, quando 18,6 toneladas de entorpecentes foram apreendidas. O número positivo representa as possibilidades de resultados conquistados a partir da união de forças entre os agentes de combate ao crime.

Neste sentido, a obra coletiva Atlas do Sistema de Justiça Criminal do Mercosul, lançamento da editora Almedina Brasil, desponta como mais uma ferramenta de estudo sobre a repressão da criminalidade nas fronteiras. Com o objetivo de nivelar o conhecimento sobre o funcionamento dos sistemas de justiça criminal da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, a obra capacita policiais e demais personagens da segurança pública com informações essenciais para a atuação em territórios fronteiriços.

Criminalidade nas Fronteiras do Mercosul
Novas informações sobre modalidades de crimes no Brasil (Img. cedida)

O livro apresenta as legislações vigentes e instituições competentes que lidam com a prevenção e repressão da criminalidade organizada, corrupção, lavagem de dinheiro, contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas e de pessoas nos países vizinhos. Este conhecimento contribui para que as forças nacionais de segurança exerçam com confiança suas atividades em prol da defesa da soberania de cada nação.

[N.E. – o assunto é extenso e conta com inúmeras análises  sobre o problema. Em um estudo feito por especialistas da UFRG e da DEA norte-americana, em conjunto (1999?) dados coletados apontam o envolvimento de inúmeras e altas autoridades políticas, militares e empresariais do Brasil até o mais baixo escalão (laranjas). Aqui eis outro mais recente].

Disponível em versão bilíngue (português e espanhol), a obra conta com a coordenação de Fábio Ramazzini Bechara, promotor de Justiça em São Paulo e professor de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Leandro Piquet Carneiro, professor do Instituto de Relações Internacionais e pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da USP, e Georgia Sanches Diogo, chefe da Assessoria Especial Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ficha técnica

Livro: Atlas do Sistema de Justiça Criminal do Mercosul
Coordenadores: Fábio Ramazzini Bechara, Leandro Piquet Carneiro e Georgia Sanches Diogo
Editora: Almedina Brasil
ISBN: 9786556274133
Páginas: 380
Formato: 16 x 23 x 1,8
Preço: R$ 139,00
Onde encontrar: Almedina BrasilAmazon

Editora – Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP