EconomiaProfessore(a)sUniversidade

Do Capitalismo ao Socialismo

Evolução Sistêmica em Longo Prazo. O capitalismo emergiu mais como uma evolução sistêmica ao longo do tempo ao invés de ser através de uma única e súbita revolução.

Deste modo, essa evolução foi um processo complexo e gradual por ter envolvido mudanças econômicas, sociais, políticas e tecnológicas ao longo de vários séculos.

Entre os principais fatores e etapas desse desenvolvimento capitalista, seus óvulos são encontrados nas transformações na Idade Média tardia, quando o renascimento das cidades e do comércio europeu começou a desafiar as estruturas feudais. Com isso, mercadores e artesãos começaram a formar a base de uma economia mais diversificada.

O surgimento de feiras e mercados maiores facilitou a troca de bens e o desenvolvimento de redes comerciais mais complexas. Entretanto, originalmente, o termo mercado era utilizado para designar o lugar onde compradores e vendedores se encontravam para trocar os seus bens.

Do Capitalismo ao Socialismo – Economia de Escambo. (Img. Web)

Ou seja, para o pensamento econômico, o mercado seria o encontro de compradores e vendedores para interagirem, resultando na possibilidade de troca. Portanto, serviria como forma de efetivar as transações econômicas acontecidas no seu meio, definidas pela lei da oferta e demanda. No entanto, para a visão jurídica, os mercados seriam a forma achada pela sociedade para proporcionar as trocas de forma organizada.

O capitalismo surgiu com o dinheiro?

Assim, a crescente importância da burguesia (mercadores, artesãos e banqueiros) começou a desafiar a ordem feudal. Com isso, buscou maior liberdade econômica e política, levando a uma gradual transformação das relações de poder. Enfim, acumulou riqueza suficiente através do comércio e da atividade bancária, permitindo investimentos em novos empreendimentos comerciais e industriais.

Fernando Nogueira da Costa
Professor Titular e Livre Docente de Economia na UNICAMP

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP