EconomiaEconomia PolíticaOPORTUNIDADESustentabilidade

São Paulo, 01/05/2024
2 Minutos.

Na segunda-feira de 11/09/2023 , o Banco Central iniciou as simulações de negociações com títulos públicos federais digitais utilizando o Drex.

A autoridade financeira emitiu os primeiros títulos em forma de tokens (representações digitais) na rede de testes do Drex. Nesta fase do projeto, foram emitidos dois tipos de papéis fictícios tokenizados: LTNs (Letra do Tesouro Nacional) e LFTs (Letra Financeira do Tesouro). É a nova economia? É um sistema social e popular?

cFIBRA Bronze – valor inicial

Após a emissão, os ativos foram transferidos para as carteiras das instituições financeiras participantes do projeto-piloto, que passam a estar aptas a realizar operações de compra e venda. Além de segurança e privacidade, os testes envolvem a transferência de frações de títulos, de até um centésimo.

cFIBRAS – The First Brazilian Biocryptocurrency – Usos.

O mesmo ocorre com cFIBRAS, a moeda digital tokenizada da plataforma AEL, a ser lançada um dia, aproveitando o surgimento da nova estrutura monetária digital do BC no Brasil. De fato, bastante restritiva em termos da criação de facilidades para camadas menos abastadas da sociedade. Sim, existem os bancos populares, mas ela ainda não alcançaram o patamar da civilidade virtual. Portanto, estão isolados na ilha da pré-história das finanças e economia, de onde é preciso escapar para construir um futuro/presente.

Instituições e empresas nesta condição adquirem cFIBRAS e, em função desta quantidade obtêm valores relativos a espaços garantidos no sistema de comunicação social e publicidade da Plataforma AEscolaLegal – (https://aelegal.org) – revistas, canal de vídeo, podcast e outros disseminadores em redes sociais.

Obtendo as criptomoedas
DREX e cFIBRAS
cFIBRA prata – valor intermediário.

As empresas interessadas em obter e/ou ocupar espaços de branding e publicidade imediatos ou futuros (textos, artigos, fotos, vídeos, links) na plataforma AEL podem adquirir as cFIBRAS e sua certificação, com a qual estarão habilitadas e negociar com a plataforma e seus clientes, bem como “garimpar” novas oportunidades de negócios a partir de então. Segurança – As cFIBRAs serão criptografadas pelo sistema AES.

Portanto, nesta época de ciberataques é fundamental uma chave simétrica (com estudos para assimetria), que se baseia no uso da mesma chave, tanto para criptografar quanto para descriptografar conteúdos. A criptografia cifra e protege as etapas de transferência de dados online.

Sem falar que o recurso também utiliza o algoritmo Rede de Permutação de Substituição (SPN), executando a criptografia de dados em várias rodadas. Portanto, um expediente bastante popular entre as empresas de tecnologia, o AES é um dos algoritmos mais seguros da atualidade.

A criptografia AES é disponibilizada em três opções de tamanho: 128 bits, 192 bits e 256 bits. Como criptografa os conteúdos em rodadas, caso um hacker queira quebrar o seu código, terá que fazer isso em rodadas, o que é mais difícil e contribui para tornar esse formato muito mais seguro. Por isso, ele é utilizado pelo WhatsApp, Signal e WinZip.

Assim, os valores das cFIBRAS estarão definidos no portfolio registrado e as variações possíveis estarão atreladas as apresentadas pelo mercado financeiro oficial comercial (não paralelo). Ou seja, o comprador escolhe uma empresa a sua escolha, com movimentação na bolsa de valores ou do câmbio oficial e fecha o negócio. A transação estará atrelando a sua quantidade de cFIBRAS a um número-sigla ou mesmo IPO localizável-ativo no pregão do mercado.

DREX e cFIBRAS
cFIBRA – padrão Ouro – o máximo valor.
Adquirindo as suas moedas

Por exemplo: aquisição de  10 (dez) cFIBRAS bronze . Este valor inicial está definido, em teste, no portfolio da Plataforma AEL – e atrelada às ações da Petrobras PETRA4 PN2,  desta data de 11/09/ 2023. Portanto, elas terão este valor até o momento do fechamento fixado em R$ 34,7 e pode chegar a R$ 34,62 no final do dia, com variação de 0,79 %. Deste modo, cFIBRAS terá seu preço de negociação e revenda baseado nestes números e suas variações atualizáveis. Ou seja, hoje o valor corresponde ao valor da ação da Petrobrás PETRA4 PN2, ou outra que o comprador escolher.

Entretanto, o valor fixo em reais da cFIBRAS continua o mesmo – pois, ela é estável na compra, embora pode receber e flexionar-se de acordo com o trânsito e a variação no mercado. Entretanto, sob uma exclusiva condição: se e somente se os seus proprietários certificados pela plataforma pretender negocia-las (p. ex,: com um cliente seu, particularmente.)

Contudo, este momento-transação, não estará mais sob a jurisdição da plataforma emitente, é é de inteira responsabilidade do proprietário e seu certificado, que por/através dele poderá aplicar a média da variação: o total ou até diminuir (?) esta porcentagem para obter lucros e vantagens sobre a transação efetuada.

DREX e cFIBRAS
Modelos de cerificação de compra de cFIBRAS