Economia – Guerra e Pandemia – o Livro
- novembro 26, 2024
- 0
O livro “Economia, Guerra e Pandemia” é um estudo da irracionalidade humana diante da ideia de progresso que nos permeia.
O livro “Economia, Guerra e Pandemia” é um estudo da irracionalidade humana diante da ideia de progresso que nos permeia.
Ricardo Guedes
Belo Horizonte – MG, 26/11/2024
2 ,7 Minutos.
Nascemos nestes 200 anos de Revolução Industrial, herdando o conceito de racionalidade do desenvolvimento tecnológico sequente e crescente. Entretanto, colocamos o planeta à beira do abismo, na equação perversa entre economia e meio ambiente, com a exaustão dos recursos naturais.
O livro analisa assim, o desenvolvimento das teorias sociais e econômicas dos séculos XVIII e XIX, que até hoje norteiam nossas ações, Pontos da história são revisitados, na perspectiva da trilogia economia, guerra e pandemia, do Império Romano aos dias de hoje. As economias dos séculos XX e XXI são analisadas, em seus êxitos e insucessos.
No Covid, os países que abriram suas economias tiveram maior número de óbitos e menor crescimento na economia, enquanto os países que fecharam suas economias tiveram menor número de óbitos e maior crescimento na economia. O estabelecimento de limites à atividade econômica em ambientes de pandemia gera a ação racional coletiva dos agentes econômicos para as suas soluções, enquanto a abertura da economia leva a ações aleatórias dos agentes econômicos em direções opostas, desequilibrando a economia.
A economia é um verniz instável sobre o planeta, com a sequência de guerras e pandemias. As teorias da democracia falharam na esperada distribuição de renda, com o aumento crescente da desigualdade entre as classes sociais a partir de 1980, com o decréscimo do poder de compra das classes médias e classes baixas, gerando maior instabilidade e movimentos de radicalização política.
As guerras da Ucrânia, Oriente Médio, e possível conflito entre a Venezuela e a Guiana são analisadas. Os interesses econômicos e a geopolítica passam a predominar.
O livro avalia os estoques de recursos naturais e os blocos de países que irão se formar. Recursos naturais, tecnologia e armas passam a ser fundamentais, recursos naturais, água e ar tornam-se escassos. As divergências se acirram.
Somente à beira do abismo o homem tomará suas decisões. Ou formamos um novo pacto social com a preservação e recuperação do meio ambiente e a rígida limitação da produção e do consumo, com a diminuição das disparidades sociais, ou o homem poderá caminhar para um futuro sombrio.
Lançamento do livro: 26 de novembro, terça-feira, às 19 hs, na Livraria Leitura no BH Shopping – Belo Horizonte
Ricardo Guedes – Ph.D. em Ciências Políticas pela Universidade de Chicago – CEO da Sensus