EducadoresNacionalProfessore(a)s

Educação Básica Pública Brasileira

Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira composto por integrantes do IEA da USP analisa e publica relatório: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais Diagnósticos e Propostas para a Educação Básica Brasileira.

IEA – USP

São Paulo, 29/01 de 2021

1 Minuto.

Embora seja de alguns anos vale à pena ler sobre as discussões apontadas neste relatório pelos cientistas da USP sobre a Educação.

Ao ser constituído, em junho de 2017, pelo diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, professor Paulo Saldiva, o Grupo de Estudos sobre a Educação Básica Brasileira se mobilizou para mapear as questões mais relevantes no cenário da crise educacional em nosso país, propondo-se a realizar, no período de um ano, cinco seminários, cada um tendo como foco uma das questões norteadoras.

Assim o fez, promovendo o ciclo de seminários intitulado Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais. Os resultados dos trabalhos estão apresentados neste relatório. Além dos professores Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski, respectivamente diretor e vice-diretor do IEA-USP, que tiveram uma participação efetiva em cada uma das etapas dos trabalhos, compuseram o Grupo de Estudos os professores abaixo relacionados: – Chao Lung Wen – Elie Ghanem – Helena Singer – Hélio Dias – Lino de Macedo – Luís Carlos de Menezes – Nílson José Machado – Yvonne Mascarenhas.

O Coordenador Geral dos trabalhos foi o professor Nílson José Machado. Cada uma das etapas foi realizada com a participação solidária de todos os membros do Grupo.

Os seminários

Para facilitar as ações, assumiram a responsabilidade pela organização e pelo relatório parcial de cada um dos seminários os professores: Nílson José Machado (Seminário I – Magistério na Educação Básica Pública) Lino de Macedo e Luís Carlos de Menezes (Seminário II – Qualidade da Educação Básica) Hélio Dias (Seminário III – Tecnologias, Educação a Distância, Escola Integral) Elie Ghanem (Seminário IV – Documentos Oficiais) Helena Singer (Seminário V – Escolas e Experiências Inovadoras).

O Grupo contou com o importante apoio de uma leitura crítica discreta e competente de todos os relatórios parciais, realizada pela professora Yvonne Mascarenhas. Uma necessária tarefa de revisão final do texto foi realizada pelo professor Elie Ghanem.

Ao longo de todo o percurso, o Grupo se valeu do apoio e da dedicação dos integrantes da Equipe de Trabalho do IEA-USP, especialmente de Cláudia Regina Nóbrega Pereira, Rafael Borsanelli e Aziz Salem. A todos, os sinceros reconhecimentos da Coordenação.

Ao final dos trabalhos, o Grupo de Estudos da Educação Pública Básica Brasileira agradece a oportunidade da realização do ciclo de seminários sobre temas vitais para o país em um ambiente tão honroso e fecundo como o do IEA-USP. O resultado pode ser lido em PDF no site da publicações do IEA da USP: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/diagnosticos-e-propostas-para-a-educacao-basica-brasileira-1

São Paulo, junho de 2018.
Nílson José Machado – Coordenador do Grupo.