ConteúdosDestaquesPedagogos(as)Sociedade

Educação Positiva e Filhos

Docente do curso de Pedagogia do UDF explica que aplicar estes princípios com os filhos é permitir que todos possam participar dos processos e que o diálogo possa estar sempre em primeiro plano.

Brasília, DF – 10/08/2022.

2 Minutos

Educar os filhos é uma importante missão dos pais e responsáveis, pois prepara de forma única os seres humanos para o mundo. A educação que acontece em casa, no seio da família, impacta em todos os sentidos e aspectos da vida de alguém, desde as relações pessoais, como as sociais, culturais, políticas e financeiras

Janete Cardoso dos Santos, do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, explica que o termo ‘Educação Positiva’ surgiu no início de 2008, durante um encontro entre Seligman e membros da equipe da Geelong Grammar School (GGS), escola australiana que foi a primeira no mundo a implementar os princípios da Psicologia Positiva em toda a instituição de ensino (Norrish, 2015). Na literatura, entretanto, o termo aparece pela primeira vez em 2009, no artigo Positive Education: positive psychology and classroom interventions, de Seligman.

[N.E.: a Austrália está para a Inglaterra o que Portugal é para o Brasil, a Espanha para os países da América do Sul e Central, a Algéria para a França, a África do Sul para para a Alemanha e Bélgica, etc. Tirando os negros africanos, os marrons do médio Oriente, os amarelos asiáticos , os índigos e os vermelhos americanos – as cores básicas que definem o racismo estrutural global – os modelos educacionais e as tecnologias que se vendem e surgem no mercado educacional são todos brancos, excludentes e para ricos.]

“Aplicar os princípios da Educação Positiva com os filhos é oportunizar que todos possam participar dos processos e que o diálogo possa estar sempre no primeiro plano. (Martin Seligman) Com isso, as dimensões das cobranças que tem sido bastante recorrente em nosso tempo, possam ser colocadas no plano do planejamento entre pais e filhos. Olhar os filhos como sujeitos capazes de pensar e expressar os sentimentos, desejos e vontades é muito importante para que aconteça o engajamento nas ações”, diz a pedagoga.

Educação Positiva e Filhos.
Em casa, na família, modelos e diálogos são apoios positivos para a Educação (Img. Web)

Existem algumas ações que podem contribuir para estreitar a relação com os filhos, como planejar a vida e responsabilidade em conjunto, assistir filmes em família, ajudar a arrumar os brinquedos, preparar a comida junto dos pais ou responsáveis, desenhar, caminhar e tudo o que possibilite que a criança se sinta acolhida e prestativa. “Além disso, é importante entender que a nossa sociedade está estruturada com a perspectiva da cobrança e de uma performance, onde muitas vezes não há lugar para o erro.

Ser o modelo e orientar – o uso das ferramentas

Para o desenvolvimento saudável é preciso ter a possibilidade da tentativa e do erro. Um exemplo disso é deixar a criança comer com as próprias mãos. No começo, ela irá se sujar, deixar cair comida no chão, mas ela precisa do movimento para o seu desenvolvimento.

Quando maior, com as tarefas da escola, corrigir as avaliações em conjunto para perceber como ela construiu a suas respostas e pensar outras possibilidades para as respostas. É importante para ampliar as possibilidades para resolver uma questão.”

Há quem acredite que a disciplina positiva gera falta de limites nas crianças e adolescentes, porém o que ela propõe é não reprimir. O limite precisa ser construído com a criança e não imposto. Ocorre que temos uma tradição de educação muito forte na imposição da autoridade e isso por vezes tem trazido certas confusões. O adulto precisa estabelecer os limites, porém eles precisam exercer a função dos cuidados e não de limitadores.

Segundo a docente, uma das maiores dificuldades trazida pelos pais e responsáveis é não ter tempo para se dedicar a uma educação mais propositiva com o diálogo e manter a calma com os filhos, além de não saberem como abordar as questões do dia a dia. “Acredito que os pais precisam de apoio, de orientações e estudos para compreender o contexto e as possibilidades na educação dos filhos, assim como encontrar formas de observar o que acontece com os filhos. Exemplo: observar como os filhos brincam, como se relacionam, como expressam os sentimentos etc. É preciso criar espaço e vínculo para estabelecer relações seguras.

A professora finaliza dizendo que “Estamos passando por mudanças significativas na forma de organização social e nos processos de aprender, minha sugestão é que os pais não tenham medo de buscar ajuda seja ela da forma que for: estudos, grupos de trocas e partilhas, ajuda de profissionais especializados. Educar as crianças requer revisitar as nossas próprias experiências, nossa educação e nossos valores.”

UDF – Criado em 1967, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

[N.E.: Educação positiva implica em uma oposição à educação negativa. O que pode ser negativo em educação, dentro de uma mesma espécie viva, cujos interesses básicos são comum a todos? Socialmente imaginamos: alimentar-se, vestir-se, habitar, dormir, higienizar-se… Mas, o que dizer do sistema de competições e desigualdades?]