EducadoresProfessore(a)s

Educador – um Missionário

Muitas pessoas questionam o fato de existirem no calendário social dias distinguidos, considerados específicos para se homenagear pais, mães, namorados, professores, médicos, advogados, dentre tantos outros. Mais que uma profissão é o Educador, um Missionário.

Ítalo Francisco Curcio

1 Minuto

Muitas pessoas questionam o fato de existirem no calendário social dias distinguidos, considerados específicos para se homenagear pais, mães, namorados, professores, médicos, advogados, dentre tantos outros. Se considerarmos esses dias especiais, provavelmente preencheremos o calendário todo, ou então, chegaremos bem próximos.

Eu, particularmente, penso que tais dias são importantes na sociedade, pois, por meio destas lembranças, não só homenageamos as pessoas abrangidas como também passamos a refletir mais sobre seus respectivos papéis.

Sabemos, por exemplo, que no dia 15 de outubro comemora-se no Brasil o “Dia do Professor”, então, por que termos também um dia de homenagem ao Educador? Sim! Dia 28 de maio, comemora-se o dia do Educador. Por isso, a indagação: Não seria uma comemoração redundante? Não seria uma dupla comemoração?

Sem pensamento corporativo, creio que não é redundante comemoramos o dia do Professor e o dia do Educador, pois entendo que um Professor, embora no conceito contemporâneo devesse ser também um Educador, infelizmente, nem sempre o é. Percebe-se que algumas pessoas chegam a afirmar que Professor e Educador poderiam até ser considerados sinônimos, mas não o são.

O esclarecimento é possível por meio das etimologias destas palavras, pois em sua origem o Professor é alguém que professa ou atesta um conhecimento, enquanto o Educador é o sujeito que educa ou, no conceito latino do vocábulo, aquele que conduz. Educar vem de educere, que quer dizer conduzir.

Portanto um sujeito que apenas professa ou que atesta um conhecimento, não é um educador. O Educador é, por sua vez, aquele que conduz pessoas, é alguém que está preocupado com a meta de formação de um cidadão, é a pessoa investida de responsabilidade de acompanhar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, continuamente, pois está sempre preocupado em atingir esta meta preestabelecida ou determinada. Para nossa alegria, felizmente, o conceito contemporâneo de Professor é o “três-em-um”: Professor é o que professa, ensina e educa.

Nesse contexto, entendo que o ato de educar, portanto, ser Educador, é um ato sublime. O educador é um missionário no sentido estrito da palavra. Entendo que Professor pode ser considerado um ofício, um trabalhador, pois, por meio de sua atividade, almeja uma recompensa, como o salário, por exemplo. Já quanto ao Educador, penso que não. O Educador desempenha seu papel despojado de interesses pessoais. Educar não enseja recompensa, educar é um ato de amor, o amor ágape, o amor sem interesse.

Não obstante, como disse anteriormente que, infelizmente, nem sempre um professor é um educador, reitero que o professor contemporâneo tem de sê-lo. Assim, muitos, na sociedade, podem ser educadores: o Professor, os Pais, Pastores, Padres, Rabinos e outros que se dispõem a conduzir as pessoas em seu dia a dia, tendo como meta sua formação.

De acordo com o psicólogo alemão Erik Erikson, esta formação, considerada sem limite, se dá ao longo de toda a vida do ser humano, desde sua geração até o instante de sua morte. Por isso, reitero a sublimidade do educador, tendo em vista que, sua abnegação, responsabilidade e amor, fazem de si o personagem especial na sociedade.

Reafirmando minha manifestação anterior, ter um dia de homenagem para o Educador, não é redundância. Continuemos a ter o Dia do Professor e o Dia do Educador. Quem sabe pudéssemos ser todos educadores; certamente, e sobretudo num tempo como o vivenciado em dias de crise, o comportamento da sociedade seria muito mais de solidariedade, altruísmo, empatia e amor, do que de competição, divergências e ódio.

Parabéns Educador! Viva o seu dia: 28 de maio, dia do Educador!

Ítalo Francisco Curcio – Pós-doutor em Educação.
Coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie,

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP