Educação PolíticaSociedade

Educar o Estado

Redação

São Paulo, 2704/2024
2 Minutos.

Segue um vídeo do vereador Elizeu Gabriel da capital paulista, ativo combatente pela Educação, com mandatos eletivos de longa data. Elizeu é responsável por diversos projetos, muitos deles tornados realidade, que de fato, ajudam a população da cidade em várias aspectos. Não só na área da Educação, onde concentra esforços, mas em muitas outras questões.

Saúde, cuidados da zeladoria da cidade, ecologia e meio ambiente, todos pela qualidade vida e respeito às pessoas, sejam eleitores, contribuintes, crianças, jovens e adultos/idosos. Não importa a cor da pele, o credo religioso, a formação intelectual… Portanto, indistintamente, eles merecem a sua atenção enquanto homem público, ativo e eleito.

Como professor de Física, formado pela USP (entidade educacional pública do estado), o vereador sabe da importância da Educação pública de qualidade. A escola é a fábrica da Democracia. Lá se aprende a conviver com o diferente. E estas diferenças são visíveis, claras e eloquentes na cidade de São Paulo, a maior metrópole da América do Sul e uma das maiores do mundo.

O poder legislativo, no qual o vereador municpal exerce suas funções (deputados estaduais, federais e senadores idem) , além de criar as leis, tem dentre suas atribuições fiscalizar, de forma coerente e firme, as ações do poder executivo municipal – o prefeito e seus secretários. É a instância política mais próxima do cidadão contribuinte, o morador da cidade. Afinal, é nela que todos vivem seu dia-a-dia, trabalhando, estudando, dormindo, no lazer…Merecem cuidados!

Em termos figurados, o prefeito eleito é o ‘síndico’ do enorme condomínio Cidade de São Paulo. Foi eleito para olhar a cidade como um todo, de forma igual, sem privilégios, a fim de construir o melhor para quem vive nela. Uma vez verificadas as demandas e atendidas, segue a vida. Caso contrário, vira denuncia, se apurada e confirmada vira processo, e vai ser julgado pelos tribunais qualificados – Judiciário, criminal, cível, administrativo, eleitoral. A decisão, comprovada a culpa é, incialmente a perda de mandato. Mas, o melhor julgamento, o que não elimina a necessidade dos outros, é o voto e seu poder, a não eleição ou reeleição.

O que é bom é para a maioria. Ela é o conjunto único de todas as minorias.

Para tanto, faz-se necessária a fiscalização firme, o observação atenta dos problemas que afligem os moradores dos bairros, de centro, da periferia, dos jardins. Assim, mais do que observar e atender aos reclamos destas populações, criticar, fiscalizar e cobrar as ações deste ‘síndico’. Portanto, como todo político exercendo ativamente um cargo de responsabilidade pública foi eleito para isso. Entretanto, não só para elogiar e apoiar os feitos do prefeito, ou do governador ou do presidente, a despeito de filiação partidária. Uma crítica bem feita produz bom resultados para todos.

Por isso, no exercício legítimo e legal de suas funções o vereador Elizeu nos traz este vídeo, no qual aponta o descaso da prefeitura, da subprefeitura e de seus representantes hierárquicos eleitos e indicados, em relação às calçadas e, o que inviabiliza a mobilidade e põe em risco a saúde das pessoas idosas . Assista e reflita com ele. A realidade é objetiva. Exige ação imediata.

VÍDEO – Cuidado, calçadas assassinas em São Paulo!
Assim não dá! Clique aqui

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.