EnsinoNacional

EVASÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Dos quase 50 milhões de brasileiros entre 14 e 29 anos, mais de 20% — ou seja, 10,1 milhões de jovens — não completaram alguma das etapas da educação básica (que engloba os ensinos fundamental e médio), segundo a pesquisa Pnad Contínua 2019

Prosped

São Paulo, 11/08 de 2020

Pesquisa em diversos estados do Brasil, como Ceará, Piauí e São Paulo, mostra que a evasão escolar no contexto da pandemia é evidente.

Há muitos relatos de estudantes sem equipamentos ou conexão à internet, famílias em situação econômica cada vez mais frágil, professores com crescentes dificuldades em manter os alunos engajados nas aulas remotas e pais ansiosos e temerosos pela perspectiva da volta às aulas presenciais — prevista, em alguns Estados, para agosto ou setembro.

Resulta dessa combinação a apreensão, por parte de educadores e de pesquisadores, de que as circunstâncias impostas pela pandemia façam com que mais estudantes simplesmente desistam da escola neste ano, maximizando as estatísticas de evasão escolar no Brasil.

É sobre o tema da evasão escolar no contexto da pandemia que trata uma matéria da BBC, Brasil, intitulada “Pandemia deve intensificar abandono de escola entre alunos mais pobres” e dividida em cinco sessões:

* “O preço que o Brasil paga pela evasão”
*”Depois que ele sai, é difícil trazê-lo de volta”
*“Dificuldades de acesso às aulas”
*“Como vai ser a volta à escola?”
*“Problemas Antigos”.

CRISE SOCIAL HISTÓRICA

Na primeira sessão, se aborda a evasão escolar como um problema crônico do Brasil, fonte de elevados custos humanos, sociais e econômicos.

De forma geral, as principais causas indicadas para o abandono escolar foram necessidade de trabalhar, desinteresse pelas aulas e gravidez. A maioria (71,7%) desse contingente de jovens é negra ou parda.

ABANDONO É CRÔNICO no país.

Já na segunda sessão, se destacam possíveis fatores responsáveis pelo não retorno do aluno à escola após o período de isolamento social:

“Assim, muitos jovens têm pais que são trabalhadores informais tiveram uma queda abrupta na renda. Então eles próprios podem ser os únicos capazes de gerar renda para a família”, explica à BBC News Brasil Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco.

Além disso, considerando o histórico brasileiro de índices baixos de aprendizado nos anos finais do ensino fundamental e ao longo do ensino médio, além de um cenário de desinteresse dos jovens pelas aulas, “este longo tempo longe da escola pode acabar sendo o empurrão final (para a evasão), para a sensação de que ‘já não estava interessante, então não vale a pena’ prosseguir na escola”, agrega Henriques.

E depois que o aluno sai, é muito maior o esforço para trazê-lo de volta.”

Fechado para comentários.