Cultura SistêmicaDestaquesEconomiaNotíciasRecentesTecnologia

Feira Virtual no “Videogame Vintage”.

Feira Virtual do Ceptro.br contará com estandes, salas de reunião, auditórios e gincana. Realizado como parte da Semana de Capacitação on-line, evento tem como finalidade estimular o networking entre participantes, palestrantes e patrocinadores.

Redação

São Paulo, 17/06 de 2021.

2 Minutos

Parte da Semana de Capacitação On-line , que acontece de 21 a 25 de junho, promovida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a Feira Virtual chega como uma novidade, mas com ar de nostalgia.

Preparada em um ambiente digital, leva o visitante para dentro de um jogo de videogame antigo, bem no estilo Game Boy, lançado no final dos anos 80. Cada participante terá um avatar com direito à personalização e poderá circular por estandes de empresas patrocinadoras e o do próprio NIC.br, assistir a palestras e interagir com outros visitantes, entre eles especialistas de diversas empresas e instituições que participaram dos últimos eventos na área de infraestrutura de redes e Internet promovidos pelo NIC.br.

Diferentemente de outras feiras virtuais da área de tecnologia, a do Ceptro.br será focada, sobretudo, em networking, preenchendo uma lacuna importante diante da impossibilidade atual de se realizar eventos presenciais. “No ambiente virtual que preparamos há espaços para conversas reservadas entre os visitantes. É também possível simplesmente encontrar “alguém no corredor e bater um papo”.

A interação é surpreendentemente natural, e próxima à que um evento presencial possibilita, numa plataforma lúdica, fácil e divertida de se usar. Participamos de feiras virtuais da área, como parte do público. Algumas delas eram apenas páginas estáticas exibindo contatos. Em outras, mesmo com plataformas dinâmicas, as ferramentas para interação ainda estavam longe das possibilidades de um evento presencial.

Feira Virtual no "Videogame Vintage".
Feira Virtual no “Videogame Vintage”. (Img.: Internet)

Faremos algo bem diferente disso!” diz Antonio M. Moreiras, gerente da área de projetos do Ceptro.br, notando que a expectativa é de que o público chegue à marca de 500 pessoas nas duas horas de evento.

“A ideia é reproduzir as possibilidades de movimentação, networking e acesso a informações que há em um evento presencial nesse ambiente virtual. Acredito que conseguimos fazer isso.

Cada estande conta com salas de reunião privativas para negócios, espaço para apresentar vídeos institucionais e catálogos de produtos. Há também auditórios com minipalestras oferecidas pelos patrocinadores.

As pessoas conversam por áudio e vídeo. É tudo muito intuitivo e natural.”, explica Moreiras. Como forma de incentivar os participantes a circularem por todos os espaços da feira, será realizada uma gincana. “Ela acontecerá nos moldes de um “caça ao tesouro”. Cada pista terá uma indicação que levará à próxima pista e a uma palavra.

No final, uma frase deverá ser montada e quem acertar concorrerá ao prêmio: um smartwatch e um kit NIC.br, com camiseta, adesivo e outras coisas mais”, adianta Moreiras.

Os instrutores da Semana de Capacitação on-line contarão com auditórios virtuais, onde poderão interagir com os alunos que participaram dos seus cursos. Palestrantes e painelistas das Lives Intra Rede também foram convidados para participar e interagir com os demais visitantes.

A Semana de Capacitação conta com o patrocínio de: Juni Link IP & Cloud Network by GIOVANELI Consultoria; WZTECH Networks; ICANN; NETFINDERSBRASIL; Novatec Editora; Solintel; Cisco e Logicalis; 4Bios IT Academy; Globo; Netflix; FiberX e Huawei e com o apoio de mídia da Revista RTI e Infra News Telecom.

Anote na agenda:Feira Virtual da Semana de Capacitação acontece no último dia do evento, 25 de junho (sexta-feira), das 14 às 16h. Garanta sua inscrição!

Acompanhe: Semana de Capacitação – Edição On-line 2
Datas: de 21 a 25 de junho de 2021Horário: das 9 às 12h
Inscrição gratuita emhttps://cursoseventos.nic.br/curso/sem-cap-online

Ceptro.br – O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) é responsável por projetos que visam a melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O Ceptro.br gerencia, entre outros projetos, o NTP.br e o IPv6.br.

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br – entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio.

Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil

CERT.br – estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações – Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação – Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego – IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas – Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o W3C Chapter São Paulo (https://www.w3c.br/).

Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br – responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP