Guia do Educador Inclusivo: Solucionática
A Inclusão é lei no Brasil desde 2008, com a incorporação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência à Constituição Federal, como Emenda Constitucional.
Marta Gil
São Paulo, 28/10 de 2021.
1 Minuto
O Artigo 24 especifica que a Educação Inclusiva é um direito para todos, sem discriminação, baseado na igualdade de oportunidades e oferecido em todos os níveis de ensino, com qualidade.
Porém, ainda há desafios: despreparo de muitos dirigentes, falta de formação desde a graduação, e o ambiente físico da escola – incluindo pátio, cantina, laboratórios e biblioteca – não é acessível, em geral.
Por outro lado, famílias querem que seus filhos tenham direito à Educação, como a lei garante.
O que fazer?
O “Guia do Educador Inclusivo”, elaborado pelo Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas traz uma resposta possível: metodologias de ensino, estratégias pedagógicas, recursos didáticos, tecnologias assistivas, vídeos, softwares e aplicativos, muitos dos quais são gratuitos.
A frase do jogador de futebol Dadá Maravilha: “Não venham com a problemática, que eu tenho a solucionática”, pode ser aplicada ao “Guia do Educador Inclusivo”.
Ele traz estratégias e recursos que incentivam o professor a investir no potencial do aluno com deficiência, considerando suas características. O que somos é riqueza e não problema.
O “Guia” foi construído de modo participativo: os temas dos capítulos vieram de rodas de conversa com equipes escolares e familiares de alunos com e sem deficiência de escolas da rede municipal da periferia de Ribeirão Preto, SP.
O conteúdo, distribuído em 7 capítulos, passou por curadoria, para selecionar materiais atuais, de qualidade e correspondentes à demanda.
Download gratuito: www.guiadoeducadorinclusivo.org.br – site com acessibilidade
Vídeo de apresentação, com acessibilidade: https://www.youtube.com/watch?v=uFhy0R0XkLM&feature=youtu.be
Realização: Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas
Apoio: Carrefour e Instituto Carrefour
Pesquisa e texto preliminar: Regiane Silva
Redação final: Marta Almeida Gil
Capítulos
- “Inclusão, o que é?” http://www.guiadoeducadorinclusivo.org.br/capitulos/capitulo-1
- “Quem cabe na Inclusão?”
http://www.guiadoeducadorinclusivo.org.br/capitulos/capitulo-2
- “Atividades pedagógicas para todos” http://www.guiadoeducadorinclusivo.org.br/capitulos/capitulo-3
4. “O Atendimento Educacional Especializado, o Professor de Apoio e o uso do laudo médico na Educação”
http://www.guiadoeducadorinclusivo.org.br/capitulos/capitulo-4
5. “Escola, lugar de aprender a con-viver”
http://www.guiadoeducadorinclusivo.org.br/capitulos/capitulo-5
6. “A legislação brasileira e o direito de alunos com deficiência à Educação”
http://www.guiadoeducadorinclusivo.org.br/capitulos/capitulo-6
7. “Recomendações para a acessibilidade arquitetônica da escola”
http://www.guiadoeducadorinclusivo.org.br/capitulos/capitulo-7
Marta Gil – Coordenadora Executiva no Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas