Educadores

História: Crianças Torturadas do Brasil

Regina Cunha_ PhD

1 Minuto

2019, Anais Diálogos entre Brasil e México (USCS)

Este artigo da Profª. Drª. Regina Soares da Cunha PhD USP apresenta um recorte de um estudo de doutorado sobre a epistemologia do jornalismo televisual. O recorte empírico destaca a série de reportagens “As crianças e a Tortura“, apresentada pelo jornalista Luiz Carlos Azenha, no Jornal da Record, em junho de 2013, prêmio Esso de Telejornalismo no mesmo ano.

São narrativas jornalísticas televisuais que revelam “aproximações com a memória e a história oral”, através dos relatos feitos pelas crianças torturadas durante os anos de chumbo da ditadura militar no Brasil. O “estudo de caso” (YIN, 2001) oferece o suporte estrutural metodológico para este artigo.

A série “As crianças e a Tortura” utiliza a segunda forma de escrita da história oral, que é a “coletânea de narrativas” considerada por Thompson (1992) uma forma de “interpretação histórica mais ampla”, porque permite agrupar ou fragmentar as entrevistas, em torno de um tema comum.

Acesse aqui completo:

https://www.academia.edu/43179703/Recuperar_a_mem%C3%B3ria_para_n%C3%A3o_repetir_a_hist%C3%B3ria_os_relatos_das_crian%C3%A7as_torturadas_do_Brasil

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP