Cultura SistêmicaRecentesSociedade

Japan House São Paulo

Uma visita ao interior da arte japonesa, revela a riquezas e essências da Cultura secular do Oriente, aqui mesmo na Japan House São Paulo.

Redação

São Paulo, 20/04/2023

1 Minuto.

A programação da Japan House São Paulo contempla visitas mediadas às exposições em cartaz Design Museum Japan: investigando o design japonês e Essência: Jardim Interior, que se encerra no dia 30 de abril, além de atividades literárias especiais, livres e com entrada gratuita.

Durante as visitas mediadas pela mostra Essência: Jardim Interior, a equipe do educativo da JHSP promove diálogos e trocas de experiências sobre a instalação botânica do artista Atsunobu Katagiri, que conta com mais de 100 espécies de plantas reunidas para criar um verdadeiro oásis em plena avenida Paulista.

As atividades acontecem nos dias 18, 20 e 25 de abril, às 15h. Já no segundo andar do espaço acontecem as visitas à exposição Design Museum Japan, nos dias 20 e 27 de abril, sempre às 11h30. Neste passeio, o público poderá conhecer mais detalhes sobre os trabalhos de oito criadores que exaltam “tesouros do design japonês” presentes no cotidiano de diferentes províncias do país.

Para fãs das artes literárias, a dica é participar do Clube de Leitura JHSP e do Ciclo de Mangá. Em abril, as leituras selecionadas são Mar Inquieto, do escritor Yukio Mishima. Este é o pseudônimo do famoso novelista e dramaturgo japonês Kimitake Hiraoka. Já o clássico mangá Nausicaä do Vale do Vento, é do premiado autor e diretor de animação Hayao Miyazaki, respectivamente.

Japan House São Paulo
Delicadeza, beleza, harmonia – flor japonesa (Img. Web)
Jardins e interiores culturais

Publicado originalmente em 1954, Mar Inquieto conta a história do amor proibido do pescador Shinji e da filha de um poderoso morador da ilha Utajima, a mergulhadora Hatsue. Nesta narrativa breve, Mishima transforma o romance numa fábula que remete a obra shakespeareana “Romeu e Julieta”. O tema aponta para desejos e destinos universais.

O Ciclo de Mangá traz um bate-papo sobre Nausicaä do Vale do Vento, obra do escritor, diretor e ilustrador Hayao Miyazaki, que ganhou uma adaptação feita para os cinemas pelo estúdio Ghibli em 1984. Inspirado pela exposição Essência, o encontro abordará um tema presente em quase todos os projetos de Miyazaki. Especialmente nessa obra: que a complexidade da relação entre o ser humano e natureza e as consequências do seu desequilíbrio.

[N.E.: Na mitologia grega, Nausícaa é filha dos rei Alcinoo e  da rainha Aratê, da Feácia. Ela se apaixona por Ulisses (Odisseus), mas acaba se casando com Telêmaco, o filho do infeliz viajante, segundo Aristóteles.]

Encerrando o mês, a JHSP promove a “Oficina Infantil: Fazendo piões”, no dia 30, em dois horários: às 11h e às 14h. A atividade, voltada para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos, é inspirada no projeto do criador Koichiro Tsujikawa para a exposição Design Museum Japan. O foco são os piões e convida os participantes a fazer e customizar um pião de cabo longo de forma simples e divertida. “Eu considero o brinquedo o primeiro tipo de design que o ser humano toca com as mãos”, comenta Tsujikawa. Para participar é necessário retirar uma senha na recepção da JHSP, 30 minutos antes do início de cada oficina.

Japan House São Paulo  – agende-se– Abril 2023 – JHSP Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP