EducadoresSustentabilidade

Joaninha – Inseto da Sorte!

Uma joaninha pousou em mim, estou com sorte!! Sorte, por que sorte? Sorte temos nós das joaninhas existirem no nosso maravilhoso planeta e meio ambiente.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Gleycon Silva – Tatiana de Oliveira Ramos

Belo Horizonte, 23/01 de 2021.

1 Minuto

As joaninhas são insetos chamados de Artrópodes por apresentar três pares de pernas articuladas que permitem caminhar sobre as plantas, e dois pares de asas que as possibilitam voarem para diversos lugares.

Essas características são extremamente importantes na vida das joaninhas e no trabalho ecológico que elas realizam no meio ambiente. São insetos predadores que possuem peças bucais fortes que permitem comer inúmeras espécies de insetos prejudiciais aos jardins, hortas e aos cultivos agrícolas. Suas presas favoritas normalmente são pulgões, ácaros e cochonilhas que picam e sugam a seiva das plantas, causando má formação das folhas, o que prejudica o desenvolvimento e a produção dos frutos.

Quando observamos uma joaninha, o que mais desperta a nossa atenção são as asas, elas variam de cor e podem ser preta, amarela e até um vermelho bem intenso com ou sem a presença de pintinhas, chamadas de máculas.

Variedades.

Uma joaninha fêmea adulta pode colocar vários ovos, de onde saem larvas que passam por várias fases de desenvolvimento até formar a pupa, período em que a joaninha se prepara para formar o inseto adulto.

As joaninhas podem ser observadas em vários cultivos como couve, algodão, quiabo e roseiras e também em plantas espontâneas, que ocorrem naturalmente no meio ambiente como picão preto e buva. Nestas plantas elas encontram alimentos que são importantes para completar seu ciclo de vida. Além dos insetos, as joaninhas também se alimentam de grãos de pólen e néctar das flores.

Quando o ambiente não está em equilíbrio, alguns insetos podem aumentar sua população e causar danos em uma determinada cultura. Neste caso, as joaninhas entram em ação e por serem excelentes predadoras, elas reduzem a população desses insetos. Tanto larvas como adultos de joaninhas se alimentos desses insetos e realizam o controle natural no meio ambiente. Em alguns países a criação e liberação de joaninhas em culturas agrícolas é algo que apresenta resultados positivos e cada vez mais esses insetos são estudados em diferentes regiões do mundo.

Bonitinhas e úteis.

O uso de joaninhas pode ser incentivado por meio da Educação Ambiental, uma ferramenta para disseminar a importância desses insetos no controle biológico de pragas, pois ela amplia o contato com a natureza e desenvolve uma relação harmoniosa, saudável e atitudes que valorizam a sustentabilidade, promovendo um bem-estar positivo na relação homem x natureza.

Iniciar a Educação Ambiental com crianças e jovens é algo promissor. Diversos estudos relatam que as experiências vividas por crianças e jovens relacionadas à natureza fortalecem a preservação e conservação ambiental durante sua vida adulta.

Gleycon Silva – Gestor ambiental – Mestre em Ciências Ambientais pela UNIFAL
Tatiana de Oliveira Ramos – Bióloga – Doutora em Entomologia Agrícola pela UNESP

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP