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Lugar de Mulher é Onde Quiser

Os espaços ocupados pelas mulheres estão crescendo. A busca é pelo equilíbrio. Não só nos espaços, mas também nos valores pagos aos seus ocupantes! Ah! Não se esqueça: Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser

 

 

Caroline Raimundo

São Paulo, 07/06/2023

2.6 Minutos

As comemorações do 8 de março já passaram. Com isso, as discussões sobre as lutas das mulheres muitas vezes são abafadas na imprensa e também nos ciclos de discussões da sociedade. Porém, nosso dever como mulheres é lembrarmos todos os dias de quanto nosso espaço tem que ser batalhado para ser conquistado no mercado de trabalho. O quanto simples atividades podem ser mais difíceis para nós, pelo simples fato, de sermos mulheres.

Desde o iní­cio da minha carreira profissional, encontrei diversos desafios. Como qualquer mulher brasileira. Mas hoje posso dizer que me encontrei e até então permaneço no setor de tecnologia. A tecnologia, que também é um substantivo feminino, por coincidência, composta por mulheres incríveis que fazem a diferença no dia a dia deste segmento, infelizmente, ainda tão masculinizado.

Mas, para trazer notí­cias boas, gostaria primeiro de destacar o quanto evoluí­mos deste então. De janeiro a maio de 2021, por exemplo, o Banco Nacional de Empregos (BNE) identificou 12.716 candidaturas femininas para vagas de tecnologia, contra 10.375 no mesmo período do ano anterior.

Outra pesquisa, desta vez divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que a participação feminina no mercado de tecnologia cresceu 60% nos últimos cincos anos. Os numeros passaram de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil em 2020. Fico muito feliz de poder perceber o quanto estamos garantindo nosso espaço. Porém, sei que há um longo caminho a percorrer e parte disso, é dificultado pela falta de programas que reforcem nossa representatividade nas empresas.

Além dos números – Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser

Para aumentar a presença de mulheres nas companhias, e principalmente, dar oportunidades para crescermos, nos desenvolver e estar em ambientes inclusivos, temos que ter diretorias e lideranças com maior representação feminina. Na verdade, é necessário um mix de ações e ferramentas e, claro, o engajamento dos funcionários, independentemente de seu gênero.

Cito alguns exemplos de ações que contribuem para esse ambiente mais inclusivo. Programas de estágio ou trainees exclusivamente para mulheres, processo seletivo às cegas, além de treinamentos, programas de capacitação, campanhas para atração de talentos, contratação de especialistas e canais ativos de denúncia contra assédio.

Lugar de Mulher é Onde Quiser
Na busca e incentivo para conquista de espaços. (Img Web/AEL)

No ramo de tecnologia, principalmente na parte mais técnica, já existe uma falta de profissionais, até mesmo de homens. Ou seja, as empresas precisam também investir desde o crescimento dessas profissionais com programas de aprendizado desde o iní­cio da contratação.

O primeiro passo para que todas essas ações aconteçam é realizarmos a escuta ativa. Para quem não conhece, esse é um termo utilizado na comunicação para se referir principalmente a ouvir com atenção e interesse. Ou seja, não basta escutarmos os problemas vivenciados por todas as mulheres, temos que saber escutar, com empatia, e fazer algo em relaçao a isso.

Engajamento responsável

Precisamos de atitude, por isso, recentemente participei de um evento promovido pela AMD, onde reunimos mulheres (jornalistas e influenciadoras do segmento gamer) para trocarmos informações sobre nossos desafios diários, inspirações, e principalmente, discussão de como as marcas de tecnologia podem incentivar meninas se conectarem com nosso universo, cada vez mais cedo e de forma muito mais estruturada. São necessárias mais ações como essa, todos os meses.

Por fim, aproveito este artigo para compartilhar a minha felicidade em trabalhar em uma empresa que foi incluída na lista da Forbes das  100 Melhores Empresas Amigas da Mulher no Mundo em 2022. No ano passado, as funcionárias da Acer representavam 38% de força de trabalho total da empresa, com 31% delas ocupando cargos gerenciais.

Em 2023, procuraremos continuar atraindo talentos femininos, oferecer salários competitivos, e claro, oportunidades de desenvolvimento profissional e apoio parental.

Juntas nós podemos muito e sempre mais. Lembrem-se disso.

Caroline Raimundo – Diretora de Marketing Latam na Acer.

ACER – Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à  concepção, venda e suporte de produtos inovadores.

 

 

[N.E.: Complementando, também vale a pena ler outro artigo neste link ].

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Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP