Mapa da Conectividade para Educação Brasil
- abril 1, 2021
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A sociedade é cada vez mais digital, e a adoção de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem são tendências irrefreáveis. Nesse contexto, a Internet assume papel-chave na
A sociedade é cada vez mais digital, e a adoção de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem são tendências irrefreáveis. Nesse contexto, a Internet assume papel-chave na
140 mil escolas municipais e estaduais fazem parte da iniciativa do NIC.br e CIEB permite uma macro-análise das redes municipais e estaduais. Ação se insere no projeto Conectividade para Educação.
Assessoria de Imprensa
São Paulo, 01/04 de 2021.
2 Minutos
A revista AEscolaLegal foi convidada a participar do evento de lançamento do Mapa da Conectividade Escolar Brasil, que aconteceu a partir de uma extensa rede de parcerias, sob a coordenação e da Iniciativa do NIC.br e CIEB. O trabalho permite uma macro-análise das redes municipais e estaduais de educação no país. A ação faz parte do projeto Conectividade para Educação.
A sociedade é cada vez mais digital, e a adoção de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem são tendências irrefreáveis. Nesse contexto, a Internet assume papel-chave na transmissão e na busca de conhecimento — missão evidenciada ainda mais na pandemia COVID-19. É fundamental que as escolas possam contar com uma conexão compatível com suas demandas e necessidades pedagógicas.
Para traçar um panorama da conectividade na rede pública de ensino do país, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) apresentaram hoje (30 de março) o Mapa Integrado de Conectividade na Educação, uma das iniciativas do projeto Conectividade para Educação, lançado no final do ano passado.
A ferramenta oferece a gestores e secretários de educação uma análise de parte das cerca de 140 mil escolas municipais e estaduais brasileiras em atividade. Em 27 mil delas, onde há medidores do NIC.br instalados, é possível verificar o desempenho da banda larga, o que permite estimar se ela está adequada ou deficiente.
“Esses 27 mil medidores são os que desenvolvemos para o Programa Inovação e Educação Conectada (Piec), do Ministério da Educação (MEC). Seu número pode aumentar à medida que mais escolas forem instalando medidores, que são distribuídos gratuitamente. Por ora, eles estão em colégios públicos de aproximadamente 3.500 municípios (mais da metade dos existentes no Brasil) , nas cinco regiões do país”, explica Paulo Kuester Neto, analista de projetos do NIC.br e um dos idealizadores do mapa.
“O mapa lançado agora possibilita uma análise ampla. Pode-se, por exemplo, investigar a qualidade da banda larga de toda uma rede municipal ou estadual. É possível ainda verificar se a conectividade das escolas é melhor ou pior do que a do entorno delas (residências, estabelecimentos comerciais etc.), favorecendo-se, se for o caso, uma renegociação de contrato”, destaca o diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, Milton Kashiwakura, acrescentando que essa comparação só é viável, porque o mapa é abastecido também por dados de todos os outros medidores do NIC.br fora das instituições de ensino.
Para uma melhor compreensão dos nossos leitores colocamos aqui alguns dos mapas examinados e editados pela nossa redação, com a finalidade de mostra a extensão do projeto, e localizando-o apenas no estado de São Paulo, que, embora seja o mais rico da União tem o serviço de internet nas escolas bastante defasado.
Urge que as autoridades tomem medidas importantes rapidamente para sanar este problema, sem politicagem de cunho eleitoreiro, se é que há outro tipo em se tratando de assuntos governamentais.
Eis os mapas: