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Metaverso é Realidade na Educação?

Tecnologia imersiva e interativa permite aprender conteúdos na prática. Mas, fome, desemprego e economia estagnada são conteúdos mais relevantes no Brasil há quase uma década. Uma geração já se perdeu…A quem interessa?

Redação

São Paulo, 07/06/2022.

2 Minutos.

Dentro do Coliseu, em plena Roma Antiga, estudantes podem ver de perto a multidão que se espalha pelas arquibancadas lotadas e interagir com as pessoas e objetos, enquanto acompanham os eventos do dia. A cena pode parecer estranha, mas é uma das possibilidades oferecidas pelo metaverso para os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos, da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Embora seja muito interessante, esse mundo quase mágico ainda está distante da realidade da maior parte dos estudantes no Brasil e no resto do mundo. Para Luciana Allan, doutora em Educação pela USP, com especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, ainda vai levar um tempo até que escolas, professores e estudantes possam contar com esses recursos.

“Antes de pensarmos no metaverso, é preciso entender que ainda não temos tecnologias que permitam usufruir de todas as possibilidades que ele traz. Para isso, são necessários equipamentos sofisticados, o que não é uma realidade no Brasil”, detalha.

Atualmente, o uso de recursos tecnológicos já é feito em diversas áreas da Educação. Uma delas é a chamada gamificação, ou seja, o ensino por meio de jogos eletrônicos. A coordenadora de conteúdo digital do Sistema de Ensino Aprende Brasil, afirma que esse tipo de aplicação é fundamental para chamar a atenção das crianças e adolescentes. “Os jogos são uma linguagem com a qual os estudantes já estão acostumados.

Então, se trata apenas de saber usá-la para atingir os objetivos pedagógicos daquele conteúdo específico”. O Sistema de Ensino Aprende Brasil, voltado à rede pública municipal de ensino, já tem dois jogos disponíveis gratuitamente para crianças de escolas públicas e particulares de todo o Brasil: o “Charadas do Corpo Humano” e o “Eu sou DJ”. Além disso, as crianças também têm acesso a conteúdos de realidade aumentada em diversos dos componentes curriculares.

No Metaverso Imersivo

Mas, afinal, o que é o metaverso? Luciana explica que se trata de “um ambiente imersivo em que as pessoas vestem um ‘avatar’, um personagem, e podem interagir com esse ambiente e com as atividades que estão acontecendo ali. Esse é um conceito muito comum no universo dos games e vem sendo trazido para a Educação”.

Metaverso é Realidade na Educação?
Games podem ser muito interativos e ajudar. Mas, a realidade é outra. (Web)

Assim, seria possível inserir o aluno em cenas como a do Coliseu, por exemplo, ou até em uma sala de cirurgia, onde, junto a seus colegas, seria possível participar de uma operação.

Esses são apenas alguns exemplos de como essa novidade poderia auxiliar no aprendizado.

“As possibilidades são muitas. É possível prover acesso à informação, permitir que as crianças tenham acesso a recursos diferenciados, criar trilhas personalizadas para cada momento, criar oportunidades de interação e colaboração”, destaca a especialista. No entanto, trata-se de uma nova forma de ensinar e trabalhar e, portanto, será necessário investir em um processo de formação dos professores para lidar com essa tecnologia e entender todas as possibilidades oferecidas por esses ambientes.

[N.E.: A realidade material, porém, é dotada de peculiaridades que nenhum sistema de IA ainda é capaz de suplantar.]

Enquanto isso não acontece e os equipamentos necessários não estão disponíveis para todos, uma boa opção é repensar os conteúdos trabalhados de modo a promover experiências práticas que ajudem os estudantes a absorver o que está sendo ensinado. Afinal, como lembra Luciana, não se trata apenas da tecnologia, mas de “entender o potencial dessas ferramentas e a contribuição de cada um desses recursos para os objetivos da aprendizagem”.

Os impactos do multiverso na Educação”. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil

 

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Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

4 thoughts on “Metaverso é Realidade na Educação?

  • A realidade real é tão infinita que nela cabe até o desnecessário metaverso, e não o contrário.
    A ludicidade possibilita tanto, que não precisamos imergir em uma outra realidade.
    Podemos procurar imagens, construir ágoras, torres, cones, cilindros, pirâmides, truques de mágica, jogos de raciocínio, maquetes, construir o coliseu, vestir fantasias. Podemos envolver a família, a comunidade, a escola toda, todas as séries, usar de trans/multidiciplinaridade…
    Para aprendermos a viver e conviver na realidade, não precisamos fugir dela ou usar R.A.
    Pode ser útil, sim. É necessário?
    A tecnologia tem sua utilidade. Não fosse por ela, eu não estaria digitando este comentário, mas o humano e o lúdico em primeiro lugar. Usando certo os recursos e técnicas de didática convencionais podemos inovar, revolucionar, criar maravilhas. Inclusive, no mundo real, assim foi criado o metaverso, e não o contrário.
    Além de questões como inacessibilidade, obsolescência programada, problemas de saúde…

    • Ótimas observações, Esdras! A atual tecnlo(r)gia pode ser muito boa, mas também vai gerar distorções. Como sempre fez! Caberá aos atentos poder dizer se vale a pena seguir esta ou aquela, quando se pretende este ou aquele resultado. Não podemos jamais crer que o objeto é o objetivo, ou que este se limita àquele. Abraços. Obrigado pela reflexão.

  • Super interessante! Vale lembrar os cuidados que devem ser tomados em relação à essa nova tecnologia. Regulamentação é essencial!

    • Sem dúvidas, Monica! Acho que em termos humanos, quer acredita apenas na IA vai se decepcionar. Aquelas respostas que os robôs dão nos filmes (Prometeus, p..ex.), fingindo um hiperconexão com os sentimentos humanos é de uma vagueza racional e lógica que assusta – tem uns paradoxos – paradigmas que precisam ser superados: o desejo de matar, o desejo de poder – na base! Isto se elimina como?Obrigado pelo comentário.

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