CiênciasRecentes

Meu Tomate me Contou

Em pesquisa inovadora, a equipe de Tel Aviv U registra plantas ‘falando’ pela primeira vez. Registros de ultrassons em alta frequência (como os dos morcegos), ou, opostamente, como os dos elefantes (baixa frequência), que humanos não ouvem, foram captados pelos cientistas nas pesquisas.

São Paulo, 09/04/2023

1 Minuto.

Os cientistas descobrem sons de clique, que os humanos não conseguem ouvir e que diferem com base na espécie e no tipo de estresse.

Já se sabe há algum tempo que as plantas se comunicam, mas cientistas israelenses agora dizem que identificaram “palavras” e descobriram que diferentes espécies falam em diferentes “idiomas”, de acordo com um novo estudo inovador publicado na quinta-feira no prestigiosa revista científica – clique: Cell.

Os cientistas já sabem que as plantas se comunicam de várias maneiras quando estão estressadas. Eles podem mudar fisicamente (murchando ou mudando a cor das folhas), tornando-se amargos ao paladar (para dissuadir herbívoros) ou emitir cheiros (compostos orgânicos voláteis) para dizer a outros membros da família que estão sendo atacados, por exemplo, por insetos.

Um estudo recente  mostrou que as plantas podem responder ao som, por exemplo, aumentando a concentração de açúcar em seu néctar para atrair polinizadores que estão fazendo barulho nas proximidades.

Mas, de acordo com pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, o novo estudo é a primeira vez que sons aéreos de plantas estressadas foram registrados à distância e classificados.

Acontece que as plantas “falam” em cliques, que soam um pouco como pipoca estourando. Os sons são emitidos em um volume semelhante ao da fala humana, mas em altas frequências, além do alcance da audição humana.

Artigos correlatos anteriores (clique)

O professor Lilach Hadany, da Escola de Ciências Vegetais e Segurança Alimentar da universidade, que co-liderou o estudo, disse: “Resolvemos uma controvérsia científica muito antiga. Provamos que as plantas emitem sons. Ele continuou: “Nossas descobertas sugerem que o mundo ao nosso redor está cheio de sons de plantas e que esses sons contêm informações – por exemplo, sobre escassez de água ou ferimentos.

Meu Tomate me Contou
Você já ouviu estas canções? (Img Web)

“Assumimos que na natureza os sons emitidos pelas plantas são detectados por criaturas próximas, como morcegos, roedores, vários insetos e possivelmente também outras plantas que podem ouvir as altas frequências e obter informações relevantes. “ Acreditamos que os humanos também podem utilizar essas informações, com as ferramentas certas – como sensores que informam aos produtores quando as plantas precisam ser regadas.

“Aparentemente, um campo idílico de flores pode ser um lugar bastante barulhento. Só que não conseguimos ouvir os sons.” (Mais aqui)

A equipe de pesquisa registrou sons ultrassônicos emitidos por plantas de tomate e tabaco que foram privadas de água, sofreram cortes no caule ou foram deixadas sozinhas (como grupo de controle).

Leia artigo do The Times of Israel aqui

[N.E: Ouça outros sons do universo ao redor.]