ColunistasConteúdosMulherRecentesSociedade

Mulher-50-Nômade Digital

Existem diversos tipos de “nômades” e o nômade digital é um deles. Vou explicar um pouco como é meu estilo de nomadismo digital.

Mila Juns

Miltenberg, Alemanha – 30/08/2022.

2 Minutos.

Apesar de ser uma palavra da moda, este conceito é muito abrangente. Em geral você deve pensar que o nômade digital fica pulando de um lugar para outro a todo tempo.

No meu caso este tal “nômade digital” está sendo um pouco diferente.

Vim para a Alemanha em Abril e já tive o privilégio de passar pela Áustria, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Holanda e agora por último a República Tcheca.

Estou morando na Alemanha, trabalhando para clientes no Brasil e em outras partes do mundo. E aos finais de semana, sempre que posso, aproveito a oportunidade de viajar para lugares diferentes.

Com a participação ativa de uma pessoa muito antenada em campings, isso se tornou uma aventura com sabores e cores ainda mais diferentes e inusitadas.

Acampar aqui é muito diferente do Brasil. Posso até dizer que tenho conforto, comida, banho quente, contato com a natureza, muito silêncio e paz. 

Aqui não tem o inferno das praias brasileiras com 10 tipos diferentes de caixas de som, cada uma tocando uma música, independente do terror dos gostos musicais.

Nesta última expedição, passamos por Miltenberg, Praga, algum lugar perto de Treuenbrietzen, Rostock e por último um camping que parece um Club Med, em Kühlungsborn. (No final deixo os links do Google Maps para quem quiser ver os locais e algumas imagens).

Mulher-50-Nômade Digital
               Uma rua típica da Bavária – Região Sul da Alemanha –  (Img. WEB)

As vezes é possível fazer reuniões por Zoom com vídeo usando o 4G daqui. Ler e responder os e-mails enquanto estamos em deslocamento de um lugar para outro, faz com que otimize as horas trabalhadas.

Na foto de dentro do carro, respondendo e-mails, com conexão roteada do meu celular e na outra foto, trabalhando diretamente de um dos campings.

Como esta viagem seria de 10 dias, eu tive alguns cuidados para viajar como nômade digital, por exemplo:

  • Melhorei a capacidade de internet neste mês, já que nos outros meses, eu tenho um pacote menor porque uso o wifi do lugar onde moro.
  • Providenciei powerbank, cabos e adaptadores para o carro.
  • Compramos algumas comidas para evitar de comer na rua e pagar mais caro.
  • Organizei as roupas tanto para o camping, como para estar em uma reunião presencial (eu tinha que fazer uma visita), que não amassasse, roupas que fossem fáceis de lavar, flexíveis e fácil composição com outras peças.

Mas tudo isso é um processo em constante amadurecimento. Cada vez aprendo mais, me organizo melhor, com mala menor, mais economia e sem perder a diversão. Tem um detalhe que me deixa muito feliz e orgulhosa!

Sou o que os Jovens executivos chamam “delicadamente” de MULHER MADURA (para não dizer outras definições).

Sempre vivi fora dos padrões e na maioria das vezes não tinha caminho, trilha ou exemplo pra seguir, tive que fazer e ponto.

Tenho mais de 50 anos, sou mulher e se estou fazendo tudo isto, é porque quando me disseram que eu não poderia, eu estava distraída e não prestei atenção.

Disseram que, não entendiam porque eu iria largar meu cantinho em São Paulo, onde estava tudo organizado, pagando as contas, minhas amizades e tudo já bem estabelecido.

Eu percebi que as pessoas estavam completamente enganadas sobre a minha vida.

Não sabiam que eu trabalhava todos os dias da semana, os 7, por mais de 10 horas. Vivia trancada em um apartamento, cercada de prédios, buzinas e barulhos. Os finais de semana, em sua vasta maioria eram também trancados dentro do apartamento.

Os amigos, devido a crise econômica, já não saiam ou faziam eventos para nos encontrarmos. Eu é que inventava motivos para reuniões em casa, lutava para manter alguns contatos e uma vida social. Sempre fui aglutinadora.

Não quero que pensem que a minha vida mudou da água pro vinho, não é isto! Aqui tenho que trabalhar muito mais para pagar as contas em Euro, mas qualquer ida ao mercado é com mais tranquilidade e tem sabor de aventura.

Ou descubro algo novo ou eu dou algum fora, certeza… rs. Já dá pra escrever um caderninho de dicas…rs

As amizades aqui… terei que criar com muito esforço e nenhuma garantia. Já os colegas e amigos do Brasil, continuo com o mesmo contato ou falando até mais vezes, porque agora temos a distância, as curiosidades e outros itens para temperar as conversas.

E os finais de semana…Ahhhh os finais de semana! Agora tenho um fator que me motiva realmente a parar de trabalhar e ir conhecer esse mundo que tem lá fora.

Então eu posso dizer que estou experienciando mais, VIVENDO melhor. E ainda tem muito mais por vir.

Mila JunsProfissional de Mkt digital e SEO

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP