Cultura SistêmicaRecentesSociedade

O 1º Congresso da Dança

Promovido pela Nesi Artes, primeira edição do Congresso da Dança acontece em setembro no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.

São Paulo, 18/08/2023

1 Minuto.

No mês de setembro próximo a expressão corporal, comum a todos os seres humanos (e a todos seres vivos de todo o planeta), estará presente e manifesta em um evento muito importante.  Para prestigiar a primeira edição do Congresso da Dança, promovido pela Nesi Artes . Acontece dia 2 de setembro, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Zona Norte em São Paulo.

A dança é um complexo de movimentos livres, harmoniosos, ritmados, ao som de uma música, ou não. A expressão corporal humana está no pensamento, é natural e independente, mas pode ser coordenada com fins preestabelecidos.  Pode ser individual ou em grupo, exige força física e controle sobre a extensão muscular e esquelética do corpo. Mas, pode ser suave, lenta, graciosa, dependendo da intenção e dos comandos mentais do executante.

O 1º Congresso da Dança
                         Estilos diversos da manifestação natural do corpo – força, beleza, plasticidade (Imgs. web – Art AEL)

O ritmo é a essência da dança. Ele pode ser regular ou irregular. Estimular os sentidos é talvez a função maior do ato de dançar. E está, na maior parte das vezes relacionado a alegria. Busca, como prática, harmonizar o corpo a si e ao ambiente, ao outro, e pode se associar às cênicas e tornar-se um espetáculo. Uma terapia, ela socializa as pessoas, permite o encontro, o contato, solta a imaginação e gera bem estar, já que opera no corpo físico a liberação de hormônios revitalizantes.

Todos podem dançar

O Congresso foi criado com o objetivo de fortalecer o mercado de dança brasileiro e valorizar a produção artística. Seja a realizada por companhias, escolas e bailarinos nacionais, oferecerá boa programação. Composta por atividades de produção, gestão e pautas vinculadas à relevância de mercado, visa o desenvolvimento de profissionais e foco na importância da dança no terceiro setor.

Ricardo Nesi, idealizou e produz o congresso, e segue um cronograma com a participação de nomes de referência na dança. Mais informações detalhadas estão disponíveis no site do evento. O acesso para garantir seu credenciamento está disponível neste link.

Além disso, o credenciamento dá acesso à modalidade Class, contempla aula colaborativa ministrada por Tati Sanchis e Yoshi Suzuki, e abordará a combinação de Ballet Clássico e Waacking. Também dará certificados de participação e kit do participante.