ColunistasEducação PolíticaLiteraturaNacional

O Dragão e o Canário

O Profº Dr. em Ciência Política Luiz César Fernandes lançou um pequeno livro – O Dragão e o Canário – no qual trata, em poucas páginas, de uma equação político-econômica da maior importância nas relações bilaterais entre Ocidente e Oriente (Brasil – China). Fomos vítimas de uma desarranjo orquestrado pelas elites econômicas nacionais.

A partir dos anos 1990, a hegemonia do pensamento liberal passa a ser vigente nas economias capitalistas. O Estado interventor brasileiro cede espaço* ao modelo onde o mercado é o principal indutor do sistema econômico. Países adotam medidas liberalizantes em busca de maior abertura comercial e financeira, dentre as quais, atrair o Investimento Direto Estrangeiro (IDE).

Brasil e China passam estar entre os maiores receptores desse aporte de capital. Por meio desse, acreditava-se que aconteceria um “choque” de competitividade a essas economias no âmbito micro e macroeconômico. Todavia, viu-se que as direções que assumem esses fluxos de investimentos em um país depende do tipo de reforma que esse implementou para recebê-los, como foi realizado o processo de abertura econômica e como essa se fez continuar. Entretanto, passadas três décadas, o resultado entre ambos os países foi bem diferente. Ou seja, deu-se em voos opostos!

Livro: O Dragão e o Canário
Autor: Luiz César Fernandes
Chiado books
276 páginas
Amazon.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.